Ao lado do prefeito de Maragogi, Aroldi convida gestores para Seminário de Governança em Turismo

CNMO II Seminário Nacional de Governança para o Turismo: desafio para o desenvolvimento sustentável nos Municípios acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro em Maragogi, Alagoas, e movimentará a região conhecida como Caribe brasileiro. Para acertar os detalhes da realização do evento, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, recebeu o prefeito de Maragogi (AL), Fernando Sérgio Lira, nesta quarta-feira, 18 de setembro. Na sede da entidade, em Brasília, Aroldi confirmou que estará presente no evento, reforçando a relevância do setor.

Além do gestor de Maragogi, ele recebeu os prefeitos de Extremos (RN), Joaz da Silva, e de Olho d’Água Grande (AL), José Adelson de Souza. Ambos tinham pautas turísticas para debater com o presidente da Confederação. Também participaram da conversa a analista técnica da área de Turismo da CNM, Marta Feitosa, e o relações institucionais Elias Barruffe, bem como assessores dos Municípios.

Fernando Lira aproveitou a conversa para se inteirar da pauta política da entidade e entender os avanços da Mobilização Municipalista. De acordo com ele, será muito importante, durante o encontro, repassar aos outros gestores os trâmites do trabalho que vem sendo desenvolvido com os três Poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – em nível federal. O prefeito acredita que o seminário tem um lado técnico, mas também político.

CNM“É um tema que vai mobilizar os colegas municipalistas, com a presença da Embratur, do ICMBio, do Ministério do Turismo e de muitos outros órgãos. Sintam-se todos convidados para comparecer a nossa belíssima praia de Maragogi”, convocou o anfitrião. Sobre a importância do tema escolhido, ele garantiu que desperta o interesse de gestores não só da região, mas do Brasil inteiro. “Essas Unidades de Conservação são verdadeiros santuários ambientais e geram atrativo necessário para turistas. São geradoras e distribuidoras de renda”, argumentou.

Patrimônios brasileiros
A CNM destaca que o Seminário de Governança é promovido em parceria com a Prefeitura de Maragogi (AL) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). Nesta segunda edição, terá como eixo temático Turismo em Unidades de Conservação. Assim como em Capitólio, Minas Gerais, ocorrerá, simultaneamente, a Feira de Negócios Turísticos: Destinos do Brasil. Uma oportunidade única de exibir os diferenciais e atrativos dos Municípios brasileiros.

A expectativa é que, durante os três dias do encontro, autoridades, gestores, técnicos e servidores públicos municipais poderão trocar experiências e conhecimentos com representantes de órgãos e do setor privado. O encontro é uma oportunidade única de fomentar investimentos nacionais e internacionais para as regiões ou UCs ainda pouco exploradas do país. A programação preliminar já está disponível no site da Confederação e, as inscrições, que são gratuitas, estão abertas. O evento será no Salinas Resort, em Maragogi.

Para o consultor da CNM e presidente da OCBPM, Mario Nascimento, o objetivo é investir na qualificação da governança, para que gestores possam identificar oportunidades e desafios para incrementar o turismo local. “Temos patrimônios culturais e naturais e geralmente eles estão juntos. É preciso aproveitar esses ativos que os Municípios têm. Nosso desafio é fazer com que o potencial se torne realidade, passe a ser aproveitado com um trabalho eficaz e qualificado”, defendeu.

Por Mabilia Souza e Amanda Maia
Foto Marco Melo/Ag.CNM
Da Agência CNM de Notícias

Leia também

Confira a programação do Seminário de Governança em Turismo em Maragogi; ICMBio confirma presença