Ao passar pela CNM, prefeito de Barbalha (CE) relata festa religiosa e diversidades locais

Ag. CNMA intenção inicial era passar na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) antes do voo de volta para o Ceará para pegar a carteirinha de prefeito. Surgiu a oportunidade de compartilhar as diversidades de Barbalha, as iniciativas da administração municipal para impulsionar o turismo religioso e ecológico, além do trabalho do movimento municipalista na busca por melhorias na qualidade de vida da população brasileira.

O prefeito barbalhense, Argemiro Neto, concedeu entrevista à Rádio CNM na manhã do dia 23 de outubro, e abordou esses e outros assuntos. Ele explicou: “sempre recebo as mensagens da CNM. Também acompanho os trabalhos, as notícias e a luta para melhorar o pacto federativo”. Segundo ele, assim como diversos outros gestores municipais, o maior desafio é “substituir os lixões e manter as contas em dia, com o orçamento apertado e as despesas elevadas”.

No entanto, Neto fez questão de destacar a cultura local, conhecida nacionalmente pela maior festa popular religiosa do país, em que o “pau da bandeira” atrai milhares de pessoas. “Lá nós temos cerca de 120 grupos folclóricos e mestres de cultura popular”, contou. Ao demonstrar paixão por sua localidade, o prefeito revelou que o Município será homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz, do grupo A do Rio de Janeiro, que vai enaltecer a cultura nordestina.

Gov. ALTurismo
De acordo com o prefeito, o turismo é muito forte pelas belezas naturais, pela devoção do povo brasileiro e pela característica de cidade acolhedora mesmo sendo uma região metropolitana. “A festa do padroeiro faz pessoas do todos os lugares irem ver o folclore, as apresentações de rua, durante todo o dia. Muita gente de fora e muito turista”, reforçou Neto. Ele contou ainda que a cidade disputa o título de maior Santo Antônio do mundo com Lisboa, Portugal.

“Há uma emoção da população em receber o turista, em desenvolver sua cidade”, contou. Segundo ele, a premissa de sua gestão é elevar a autoestima da população, mostrando o que tem de melhor. Isso, conforme aponta o prefeito, impactou positivamente no Índice de Gestão Municipal e na geração de emprego. Barbalha tem pouco mais de 59,3 mil habitantes, é uma referência agrícola da região do Cariri, responsável por grande de cana-de-açúcar e engenhos de rapadura.

Por Raquel Montalvão
Foto: Ag. CNM
Da Agência CNM de Notícias