Boas práticas inovadoras no turismo empolgam público de Capitólio em painel

15072019 capitolio 4A gastronomia, a cultura, a natureza e a humanização no atendimento são alguns pilares utilizados na definição de estratégias para atrair mais turistas. Essas ramificações da área do Turismo alavancam a economia em várias cidades e conduziram a uma gestão turística inovadora. Debates ligados à importância dessas temáticas foram reforçados em Capitólio (MG). A apresentação de boas práticas exitosas prendeu a atenção do público mineiro e arrancou aplausos calorosos dos participantes em vários momentos durante o painel gestão turística inovadora.

A importância da qualificação da cadeia produtiva e da preparação para receber os turistas por meio da humanização no atendimento e no trabalho de conscientização da população de Canela (RS) sobre conhecer e saber vender seus produtos turísticos conduziram a palestra do secretário de Turismo da cidade, Ângelo Sanches.

Com um trabalho intenso, a cidade hoje é uma referência dos destinos turísticos do país desde 2017 e a arrecadação com o Turismo foi impulsionada, representando atualmente 90% da receita local. “O Turismo é a única pasta que sustenta todas as outras e no Brasil isso ainda não foi reconhecido”, disse o palestrante.

Somente no ano passado a arrecadação na cidade subiu de R$ 199 para R$ 233 milhões. Esse crescimento só foi possível por causa de um trabalho de mapeamento dos problemas, estudo das soluções e definição de estratégias para receber os turistas como, por exemplo, promover 21 eventos gratuitos aos turistas durante todo ano.

A prefeitura também adotou medidas inovadoras com base em princípios baseados nas palavras “receber”, “hospedar”, “alimentar”, “entreter” e “despedir-se”. Para o palestrante, esses conceitos devem ser seguidos em qualquer cidade. “Se o turismo brasileiro seguisse exatamente esses critérios, a gente colocaria o Brasil muito maior do que é. Fazer o Turismo é realizar sonhos”, disse o secretário que ao final da palestra arrancou aplausos calorosos da plateia.

15072019 capitolio 4 2Gastronomia em evidência
A boa prática oriunda de Terezópolis de Goiás (GO), que criou o movimento de valorização da gastronomia goiana por meio da realização de festivais, pode servir de modelo para outras cidades. O prefeito, Francisco Alves Júnior, explicou que depois da implementação desses festivais o Turismo cresceu significativamente na cidade.

Conhecida como Tere Oxente, a festa faz parte do circuito gastronômico e congrega a arte, a cultura e as comidas típicas nordestinas em território goiano. “A festa faz uma homenagem aos nordestinos da cidade de Terezópolis e seus pioneiros que são mais de 80% daquela região. Foi a maior festa nordestina no Estado de Goiás” explicou o prefeito.

Coordenadora da Goiás Turismo, Sônia Stival, relatou a história do movimento de valorização da gastronomia no Estado e a importância na cadeia produtiva do Turismo. “A gastronomia é um produto que alavanca a economia no nosso Estado. A comida é agregadora: conta a história de um povo”, destacou.

Turismo alemão
Colonizada por alemães, a cidade gaúcha de Nova Petrópolis utiliza essa identificação para atrair mais turistas. A divulgação da cultura germânica e de pontos turísticos que remetem às lembranças do país europeu foram algumas das estratégias adotadas para alavancar receitas.

O secretário de Turismo da cidade, Paulo Roberto Staudt, exibiu alguns vídeos que mostraram pontos e produtos turísticos além de atividades desenvolvidas na cidade. Também evidenciou que procura inovar nos serviços oferecidos a quem visita o Município. “A gente oferece um atrativo diferente para que as pessoas permaneçam na nossa cidade. Nós estamos vivendo um momento intenso do Turismo do Brasil”, disse.       

Circuitos turísticos
O painel ainda contou com a participação do presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, Igor Luiz, que fez um convite ao público para visitar os turistas da região. “Venha nos conhecer. Vamos trabalhar juntos para melhorar o Turismo da nossa região”, disse.

O Seminário Nacional de Governança para o Turismo é promovido pela CNM em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a prefeitura de Capitólio. Também conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Por: Allan Oliveira

Foto: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias