Cidades Históricas: Boas práticas em cidades do exterior são debatidas em painel

12042017 painel o Turismo e Patrimônio MundialExperiências bem sucedidas em Municípios com sítios de Patrimônio foram apresentadas no Painel Turismo e Patrimônio Mundial. A palestra fez parte da programação vespertina do primeiro dia do 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O diretor do Iphan, Marcelo Brito, apresentou boas práticas que foram adotadas no exterior. Em sua apresentação, foram detalhadas ações que contribuíram para o desenvolvimento sustentável do turismo e conservação do patrimônio em cidades portuguesas. Outro ponto abordado pelo Iphan foi a gestão do conhecimento sobre o patrimônio.

O presidente da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor da CNM, Mário Nascimento, destacou a importância dessa discussão e de outros temas que devem contribuir para o fortalecimento da economia e do Turismo dos Municípios com sítios do Patrimônio Histórico, Turísticos e Mundial. Ele fez uma avaliação das discussões no Encontro e informou que a CNM vai no futuro promover mais iniciativas em conjunto com os gestores para que as propostas favoráveis aos Municípios avancem. “É um evento muito positivo e uma avaliação positiva que vai demandar uma série de outras ações das Cidades que detém patrimônio histórico de forma articulada com o governo federal e com os governos estaduais”, explicou.

Também participaram do painel a coordenadora de Cultura da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Patrícia Reis, e outros representantes do governo federal. O encontro termina nesta quarta-feira, 12 de abril.