Confira a programação do Seminário de Governança em Turismo em Maragogi; ICMBio confirma presença

prefeitura Maragogi Com uma programação de três dias que se divide em palestras, mesas de debate, visitas técnicas e feira, o Seminário Nacional de Governança para o Turismo: desafio para o desenvolvimento sustentável nos Municípios terá sua segunda edição realizada em Maragogi, Alagoas. Entre os dias 10 e 12 de outubro, gestores municipais, parlamentares e outros atores envolvidos na temática estarão reunidos no Salinas Resort para discutir o potencial turístico das Unidades de Conservação (UCs).

E, como se trata de turismo, a iniciativa privada e o terceiro setor estarão presentes para divulgar todos os produtos e serviços que podem agregar valor às atividades locais e atrativos naturais. Cultura e gastronomia regionais também não ficam de fora. A realização do evento é uma parceria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a prefeitura de Maragogi (AL) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM).

Confira os temas das mesas:
- Políticas públicas integradas para governança do turismo em Unidades de Conservação;
- O Turismo e o Patrimônio Natural – Boas práticas de governança do turismo nos Municípios e em Unidades de Conservação;
- Financiamento e captação de investimentos para o turismo;
- Marketing Turístico – Como vender destinos turísticos – Oportunidades de promoção nacional e internacional segmentada dos destinos turísticos do Patrimônio Natural Brasileiro;
- Desafios e perspectivas do turismo em Unidades de Conservação;
- Destinos turísticos inteligentes e criativos: gestão turística inovadora em unidades de conservação;
- Concessão de parques naturais para o desenvolvimento do turismo em unidades de conservação (UC).

No primeiro dia, após a abertura, está prevista palestra magna com os ministros do Turismo e do Meio Ambiente. O tema é O potencial do turismo brasileiro – como tornar o Brasil um destino mais competitivo no mercado mundial. No último dia, a exemplo do que ocorre na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, os participantes vão apresentar uma carta com as propostas a serem desenvolvidas em nível federal, estadual e municipal para alavancar o setor.

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero Cerqueira, esteve com o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, nesta quarta-feira, 18 de setembro. Das mãos do anfitrião, ele recebeu convite e confirmou presença na cerimônia de abertura do evento.

Além disso, Cerqueira adiantou que técnicos e representantes da autarquia devem participar das mesas para enriquecer os debates. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser realizadas pelo site da CNM. Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o Instituto executa ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as áreas instituídas pela União.

Por Amanda Maia
Foto: Divulgação 
Da Agência CNM de Notícias

Leia também
Inscrições abertas para II Seminário de Governança em Turismo em Maragogi