Conselho Municipal de Turismo é tema da Roda de Conhecimento

19102017 roda de conhecimento logo ag. cnmO Conselho Municipal de Turismo foi tema da Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 26 de outubro. O Conselho é um canal efetivo de participação da sociedade civil, onde são discutidas as estratégias para desenvolvimento e a construção de políticas públicas para o turismo no Município. Atualmente a atividade turística impacta em aproximadamente 52 segmentos da economia nas localidades, tais como: hospedagem, alimentação, agências de viagens, setor aéreo, entre outros.

A turismóloga da área técnica de Turismo da CNM, Marta Feitosa, explicou ainda sobre a estruturação dos Conselhos. O Conselho de Turismo é uma estratégia de governança que se aplica na esfera Federal, e pode ser replicada nas instâncias estadual e Municipal. Por exemplo: o Ministério do Turismo tem o Conselho Nacional de Turismo; os estados, os Conselhos Estaduais de Turismo; e os Municípios, os Conselhos Municipais de Turismo. “A existência do Conselho Municipal de Turismo é uma condição obrigatória para participação do Município em alguns programas federais, como o Mapa do Turismo”, lembrou a turismóloga.

A especialista explicou ainda como o gestor municipal pode criar um Conselho no seu Município. “Eu sugiro três passos. O primeiro e a mobilização e sensibilização. O Município precisa estar sensibilizado e engajado para construir e para aceitar a atividade turística. Os demais, envolvem a lei de criação e regimento interno”, disse.

A Roda de Conhecimento é transmitida todas as quintas-feiras, a partir das 10h. Para participar basta acessar a página da CNM no Facebook ou no Youtube.