Consórcio potencializa ações de turismo, cultura e esportes em Municípios paulistas

circuitodasaguasPotencializar as áreas de turismo, cultura e esportes tem sido o papel do Consórcio Circuito das Águas Paulistas. Durante um encontro virtual, com representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o secretário executivo do Consórcio, Caio Salgado, contou que o grupo é composto por 9 Municípios de São Paulo, e possui como foco a atual na política pública na área de Turismo, mas também atua junto às áreas de Cultura e Esportes.

De acordo com o secretário, o Consórcio que existe há mais de 18 anos, tem realizado ações para promover a certificação dos operadores de Turismo na região, bem como parcerias para capacitação na parte fiscal e de atendimento, por exemplo.

Salgado relatou ainda que o grupo atua ainda promovendo parcerias com os institutos federais para a concessão de indicações geográficas para as produções de cachaça e café na região. Ele explicou que há uma movimentação no sentido de consorciamento massivo dos Municípios no Estado para o desenvolvimento da pauta do Turismo.

Para Salgado, o desafio a ser enfrentado é a necessidade do fortalecimento da identidade do Consórcio para com a população dos Municípios consorciados, inserindo no conhecimento popular que o Consórcio é um catalisador de projetos em prol dos Municípios.

O analista técnico de Consórcios Públicos da CNM, Augusto Fortunato, aproveitou a reunião para reforçar ao secretário executivo que está em curso a Pesquisa - Consórcios Públicos, feita pela Confederação, que busca mapear todos os consórcios públicos municipais do país.

A CNM destaca que todos os consórcios receberam, por e-mail, um link para o preenchimento do questionário. Caso não tenham recebido o e-mail, os consórcios podem enviar uma mensagem para o endereço eletrônico [email protected] ou ligar em (61) 2101-6008.

Da Agência CNM de Notícias