Durante visita da CNM, prefeito de Monte Sião (MG) pede evento de governança para o turismo

Ag. CNMDesde o Seminário Nacional de Governança para o Turismo, promovido em Capitólio (MG), ocorrido em julho, muitas localidades com potencial turístico têm procurado a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento gerou resultados imediatos, e os participantes desejam promover a iniciativa em seus Municípios. Esse é o caso do prefeito de Monte Sião (MG), José Pocai Júnior.

Para mostrar as potencialidades de seu Município, formalizar o interesse de sediar um seminário de governança e finalizar o processo de filiação à CNM, Pocai Júnior recebeu representantes da entidade, nesta quarta-feira, 10 de setembro. O técnico de Relações Institucionais Marciley Coelho e o consultor Ângelo Roncali passaram o dia na região, e, durante o encontro com o prefeito, destacaram o trabalho político-institucional da entidade.

Segundo o prefeito, a realização de um evento desse em seu Município “será de grande valia para divulgar Monte Sião nacionalmente”. Na ocasião, o representante da CNM também pontuou os recentes avanços obtidos por meio da atuação da Confederação, no Congresso Nacional e no governo federal. Dentre essas conquistas, destaca-se a aprovação da distribuição do bônus de assinatura da cessão onerosa do pré-sal por meio do Fundo de Participação dos Estados e dos Municípios (FPE e PFM).

Ainda no Estado, durante esta semana, o técnico também levou essas informações aos prefeitos de Baependi, Hilton Rollo; de Monte Belo, Valdevino de Souza; de Campanha, Luiz Tavares; de Cabo Verde, Edson Ferreira; e de Carmo da Cachoeira, Godofredo Reis. Ele aproveitou para convidar os prefeitos para a mobilização do dia 17 de setembro, no Congresso Nacional, para pressionar os deputados a manterem a redação aprovada pelo Senado, no caso da cessão onerosa.

Características
Localizado na microrregião mineira de poços de caldas, o Município faz divisa com Águas de Lindóia (SP) e é conhecido por capital do tricô e polo de venda de malhas. Além das peças de vestimentas com preços bastante acessíveis, a tradicional porcelana Monte Sião também encanta os visitantes. As peças podem ser encontradas no comércio local e as fábricas são abertas à visitação.

Com pouco mais de 23,5 mil habitantes, a localidade registra resultados animadores na área social. De acordo com a Mandala ODS, desenvolvida pela CNM para monitorar os avanços dos gestores nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a gestão obteve melhorias nos indicadores extrema pobreza, mortalidade infantil, mortes por abuso de álcool e drogas, homicídio de mulheres e por 100 mil habitantes.

Da Agência CNM de Notícias