Estratégias de marketing turístico: público recebe dicas de especialistas

13072019 CAPITOLIO 2Ser considerado um Município com potencial para o Turismo e não saber vender os destinos turísticos é um dos entraves que pode impedir o desenvolvimento de uma cidade. O painel Marketing Turístico que ocorreu dentro da programação do Seminário Nacional de Governança para o Turismo de Capitólio levantou essa discussão e os palestrantes levantaram estratégias para a promoção e comercialização de produtos turísticos.

Referência nessa temática, o diretor – executivo de Produto Terrestre Nacional da CVC Corp, Claiton Armelin, explanou sobre os destinos potencializados pela empresa e o que deve ser feito para atrair e fidelizar os turistas. Criar estruturas para receber os turistas, capacitações que possam melhorar a recepção, envolver a comunidade local e oferecer segurança aos viajantes estiveram nas citações do especialista para expandir o crescimento da atividade. “O Turismo é a arte do bem receber. Temos que explorar o Turismo e não o turista”, sintetizou o palestrante.

Com o aumento das passagens e crises em companhias aéreas e o aprimoramento de frotas terrestres, o palestrante disse que os transportes terrestres estão retomando o seu protagonismo no mercado turístico. Para ele, essa atividade tem um grande potencial, mas são necessários ampliar os investimentos. “O Brasil tem dominância no transporte rodoviário. A utilização de ônibus começa a voltar muito forte no Turismo nacional. Às vezes, a cidade não tem característica para hospedar, mas a passagem desse viajante pelo Município vai movimentar o comércio local”, explicou.

Tendências
As novas tendências para promoção do Turismo fizeram parte da participação do coordenador do Ministério do Turismo, Cristiano Borges, no painel. Para ele, a criatividade na divulgação tem que ser crescente e apresentou um vídeo em que a Pasta do governo federal contrata referências na internet para vender o Turismo no Brasil. “A gente não precisa promover apenas da forma tradicional. Fizemos uma campanha com influenciador digital para divulgar o Turismo no Brasil”, revelou.

Outras dicas do palestrante para a prestação de serviço turístico exitosos foram comprar a ideia de que o turista é único, simplificar a vida dos viajantes e lembrar que eles são clientes em constante transformação. A palestra foi finalizada com a participação do Secretário Nacional de Integração do Ministério do Turismo (Mtur), Bob Santos que trouxe a importância de o Município utilizar a sua própria população para difundir o Turismo. 

O Seminário Nacional de Governança para o Turismo é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a prefeitura de Capitólio. Ainda conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).    

Por Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias