Estratégias para o desenvolvimento da Cultura e do Turismo são apresentadas pela Unesco

12042017 Patrícia Reis Unesco palestra culturaAções que possam promover a Cultura e o Turismo como estratégias de desenvolvimento sustentável e econômico foram abordadas na manhã desta terça-feira, 12 de abril, durante o 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. A coordenadora de Cultura da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Patrícia Reis, deu mais detalhes das iniciativas e parcerias promovidas pela instituição como forma de fortalecer as cidades históricas e as inscritas no Patrimônio mundial.

Com o tema Cultura, futuro das cidades, a coordenadora Patrícia Reis ainda elencou benefícios que podem trazer para os Municípios com a valorização da cultura. Ela ministrou a palestra com a apresentação sobre a representatividade de todas as cidades detentoras de sítios do Patrimônio Mundial e as históricas. Nesse sentido, ela destacou a importância dessas cidades. “Esses Municípios representam um conjunto diverso e representativo da cultura e do patrimônio mundial brasileiro. Eles são especiais de alguma forma”, disse.

Durante a palestra, a representante da Unesco citou o trabalho que foi desenvolvido pela instituição em parcerias com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também foram apresentadas algumas ações que devem ser adotadas nas etapas das Políticas de descentralização.

Metas

A coordenadora da Unesco ainda destacou um conjunto de metas que são consideradas para o desenvolvimento sustentável dos Municípios. Dentre eles, o mais importante é a que reforça os esforços para a proteção e salvaguarda do Patrimônio Cultural e natural mundial.

Por fim, a coordenadora ressaltou o trabalho da Unesco referente à pesquisa global sobre o papel da cultura para o desenvolvimento sustentável e apresentou algumas sugestões para constar na Carta de Brasília, que será elaborada em conjunto com os gestores no encerramento do evento nesta quarta-feira.