InovaJuntos: gestores municipais conhecem estratégias para desenvolver o turismo

19082022 inovajuntos encontro virtual agostoCom apresentações de boas práticas sobre agroturismo, turismo ambiental e turismo rural, o Projeto InovaJuntos reuniu gestores municipais e entidades brasileiras e portuguesas para incentivar e fomentar iniciativas inovadoras na gestão pública. O encontro virtual ocorreu na quinta-feira, 18 de agosto, para troca de experiências e iniciativas exitosas entre os Municípios.

As palestrantes – analistas técnicas da área de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Mônica Costa e Marta Feitosa – apresentaram o tema Estratégias Inovadoras para o Desenvolvimento do Turismo. Além de abordar a atuação da entidade em prol da pauta e os principais potenciais e desafios enfrentados, especialmente no Brasil, elas ressaltaram a necessidade do planejamento turístico para o desenvolvimento do Município e a atividade de turismo em ambiente rural, que é responsável por estimular a economia local, valorizando a cultura, o patrimônio e os produtos no território rural, e exercendo papel fundamental na preservação e na conservação do meio ambiente.
Técnico da CNM na área de Desenvolvimento Rural, Osni Morinishi tratou dos serviços de inspeção municipal e de selos para o fomento da produção e economia locais. A secretária de Turismo de Socorro (SP), Ana Paula Monteiro Nunes, e o técnico dos Baldios da Freguesia de Cortes do Meio, em Portugal, Tiago Fabião, apresentaram exemplos de boas práticas.

O Município de Socorro falou sobre suas ações voltadas ao turismo na região, compartilhando sobre os prêmios internacionais conquistados e ações inovadoras, como o turismo pet friendly, sensorial e radical. Já o representante português compartilhou as ações voltadas ao turismo natural na região do Baldio da Freguesia de Cortes do Meio, espaço rural cuja preservação e manutenção são realizadas pela comunidade local.

O encontro faz parte das atividades do Projeto InovaJuntos para a promoção do conhecimento e compartilhamento de boas práticas, especialmente dentro das quatro áreas temáticas (clusters temáticos) de atuação, que são: 1. Desenvolvimento Econômico e Inovação, 2. Desenvolvimento Territorial e Consórcios, 3. Cidades Verdes e Mudanças Climáticas e 4. Espaços inclusivos de Inovação Cultural e Social.

InovaJuntos
O Projeto é implementado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, e conta com o financiamento da União Europeia. A proposta é promover inovação nas políticas públicas municipais em Municípios brasileiros, portugueses e latino-americanos.

Da Agência CNM de Notícias