Leitura da Carta de Capitólio e visita técnica concluem seminário na cidade mineira

16072019 seminário nacional de governança para o turismo capitolio visita técnicaDepois de dois dias de intensos debates sobre os desafios para o desenvolvimento sustentável nos Municípios e o Turismo como fonte de renda e geração de empregos, o consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento, fez a leitura da Carta de Capitólio. O documento elenca as sugestões apresentadas pelos participantes para a melhoria do Turismo nos Municípios ao longo da programação do Seminário Nacional de Governança para o Turismo.

“Essa carta vai ficar disponível no site da CNM e vamos entregar às autoridades competentes”, explicou Nascimento antes da leitura do documento. A promoção de meios efetivos para a requalificação dos padrões das cidades turísticas brasileiras através de ações transversais articuladas está entre as ações.

Nesse sentido, conceder investimentos e políticas públicas que fortaleçam os Municípios com potencial turístico estão entre os destaques do documento. Ao concluir a leitura do documento, o prefeito de Capitólio, José Eduardo, fez um pronunciamento. “Queria fazer um agradecimento à equipe da CNM e ao público. O turismo transforma a vida das pessoas. Eu não conheço outro segmento da economia que democratiza o acesso à renda e desenvolve o senso de empreendedorismo. E isso é justiça social”, considerou.

15072019 capitolio 6 2Representando a CNM, o prefeito de Maragogi e membro da diretoria da entidade, Fernando Lira, ressaltou a importância do Turismo. “Acredito que a gente não pode falar de Turismo sem falar de paixão. O Turismo é a alternativa a curto prazo que esse grande país tem para superar a crise”, disse.

O consultor da CNM Ângelo Roncalli também agradeceu a participação do público e falou da união municipalista. “Ninguém faz nada sozinho. Na CNM, o nosso sentido é de servir. Você representar os Municípios é muito importante. Mas o que é mais importante é o resultado final: melhorar a qualidade de vida das pessoas”, pontuou.

Feira e visita técnica
Os participantes puderam acompanhar dentro do Seminário de Governança para o Turismo a Feira de Negócios Turísticos Destino do Brasil – Edição Minas Gerais como mais um atrativo do evento. O público conheceu em 37 estandes os produtos turísticos gastronômicos e apresentações culturais de Minas Gerais.

Além disso, o15072019 capitolio 6 3s participantes também fizeram uma visita técnica aos principais pontos turísticos de Capitólio. Um passeio de lancha aos Canyons de Furnas e as cachoeiras estiveram no roteiro. A cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, foi anunciada como o próximo destino do evento.

Estande de finanças

 

Planejar as ações turísticas está ligada diretamente ao controle das finanças. Muitos administradores municipais ainda desconhecem como se organizar e captar recursos por meio das cobranças de impostos que são de atribuições dos Municípios. Para auxiliar os gestores nesse aspecto, a CNM inovou neste ano no seminário de Capitólio ao disponibilizar um estande de finanças. 

A intenção foi esclarecer dúvidas e oferecer orientações que possam ajudar os gestores. A técnica de Finanças da CNM, Fabiana Santana, atendeu centenas de participantes que aprovaram a novidade dentro do evento de Turismo. 

O Seminário Nacional de Governança para o Turismo foi promovido pela CNM em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a prefeitura de Capitólio. Também contou com o apoio institucional Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Por: Allan Oliveira

Foto: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias