MMM recebe ex-prefeita integrante do primeiro ciclo da iniciativa em prol de mais mulheres na política

IMG 7312 copiaA fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski, recebeu a ex-prefeita do Município de Goiás (GO), Selma Bastos, na tarde desta quarta-feira, 7 de julho, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A gestora compôs o primeiro grupo de trabalho do MMM na gestão 2016-2020, e é uma referência em atuação feminina na gestão municipal.

Em um Município com mais de 300 anos de história, Selma foi a primeira mulher eleita ao cargo de prefeita. Além disso, em toda trajetória política da cidade, ela é a única pessoa que conseguiu a reeleição ao cargo.  

À frente da gestão do Município, a ex-prefeita recebeu o Prêmio MuniCiência, projeto da CNM em parceria com União Europeia, pela iniciativa Centro Especializado de Atendimento à Mulher - Brasilete Ramos Caiado (Ceam). No fim de 2020, a iniciativa também foi vencedora do Prêmio Construir Igualdade, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Comenda Cora Coralina
Durante a visita na CNM, a ex-gestora de Goiás (GO) entregou ofício que formaliza convite para cerimônia de entrega da Comenda da Ordem ao Mérito Cora Coralina, a maior honraria concedida pelo Executivo vilaboense. A homenagem será concedida pelos serviços prestados pela fundadora do MMM à frente do primeiro movimento municipalista feminino apartidário do país.

O encontro na sede da entidade municipalista também teve a presença da secretária de Cultura de Goiás (GO), Raissa Coutinho, e das analistas técnicas da CNM das áreas de Mulheres e Juventude, Thaís Lima, e de Turismo, Marta Feitosa.IMG 7320 copia

Turismo
Reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, o Município de Goiás, também conhecido carinhosamente como Goiás Velho ou Vila Boa, está, sem sombra de dúvidas, na principal rota turística de quem visita o Estado de Goiás. A cidade conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original. São roteiros diferenciados, com destaque para os culturais e de ecoturismo.

O Município tornou-se um centro turístico e permite praticamente uma viagem no tempo do Brasil colonial. Em 2001, o Centro Histórico de Goiás foi declarado Patrimônio Mundial. Na cidade todos os anos ocorre o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental que tem a participação de países da África, Europa, América e Ásia.

Em agosto de 2018, Goiás foi sede do Seminário Internacional sobre Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil. Organizado pela CNM, com a presença de todos os prefeitos das Cidades Patrimônio Mundial brasileiras e de ministros de Estado e do TCU, o principal resultado do evento foi o pacto entre Municípios, governo federal e órgãos de controle para construção do Plano Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil, que atualmente está em redação no Ministério do Turismo.

Da Agência CNM de Notícias