Municípios do Estado de Goiás reforçam desafios financeiros em reunião com a CNM

cisbangoturismoRepresentantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) conversaram no último dia 4 de outubro, de forma virtual, com representantes de Municípios da Região Chapada dos Veadeiros, Região Vão do Paranã e Região do Entorno do Distrito Federal que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano (Cisbango). Na oportunidade reforçaram as ações consorciadas no Turismo.

O consórcio é composto por 25 Municípios e tem como foco quatro linhas de atuação: resíduos sólidos, licenciamento ambiental, serviço de inspeção municipal e instituição da Rota Regional de Turismo. Além disso, segundo o secretário executivo do Cisbango, João Orestes, destes 25, 16 Municípios integram o Mapa do Turismo.

A região onde se encontra o consórcio possui foco no ecoturismo, abrigando o maior complexo de cavernas da América Latina, além do maior território Quilombola do país, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o primeiro Território e Área Conservada por Comunidades Indígenas e Locais (Ticca). O secretário de Meio Ambiente e Turismo do Município de Cavalcante (GO), João Lino, ressalta que a região conta ainda com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e uma cultura que valoriza os costumes sertanejos, a agricultura familiar e a tradição das raizeiras que trabalham com a medicina tradicional.

Mesmo com todas as potencialidades turísticas naturais, a região sofre com a carência de recursos financeiros para o desenvolvimento dos Municípios. Em datas de maior fluxo de turistas as populações dos Municípios integrantes do consórcio quase chegam a dobrar, fazendo necessário que haja infraestrutura como mobilidade e saneamento, para atender às necessidades, o que ainda não é a realidade local.

Ao fazer a análise da região, o secretário de Turismo de Guarani de Goiás (GO), Toquinho Moreira, reforça que a atividade de turismo é encarada como despesa. Por isso, a analista técnica em Turismo da CNM, Mônica Freitas, ressaltou a importância do planejamento da atividade de turismo para o Município, além da necessidade de ter gestores municipais de turismo qualificados e empenhados em valorizar o turismo como vetor econômico, já que a atividade gera emprego e renda, além de ser responsável por movimentar diversos setores da economia local.

Ao complementar, o secretário de Turismo de Mambaí (GO), Bruno Queiroz, lembra que os Municípios da região possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado. Ainda segundo Queiroz, as estruturas de financiamento destinam recursos para regiões já mais desenvolvidas, aumentando assim a desigualdade regional. Na oportunidade, o secretário reforçou, ainda, que a ausência de transferência de recursos tanto por parte do Governo Federal quanto por parte do Governo Estadual para região do Nordeste Goiano é um grande desafio a ser enfrentado.

Da Agência CNM de Notícias