Prefeito e vereadoras de Porto de Pedras (AL) destacam apoio financeiro federal para o turismo

Amanda Maia/CNMSituado no litoral norte de Alagoas, o Município de Porto de Pedras integra importantes rotas turísticas, mas depende da liberação de recursos federais e do apoio do governo estadual para oferecer serviços básicos e garantir a sua maior fonte de receita, o turismo. Após acompanhar audiência pública no Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira, 2 de outubro, o prefeito Carlos Henrique Vasconcelos esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e confirmou a necessidade de os gestores se unirem pelos pleitos que têm em comum.

Ele se referia à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/2019, tema da audiência pública que contou com a participação do presidente Glademir Aroldi. A proposição estabelece o repasse direto dos valores das emendas parlamentares individuais aos Municípios e Estados, sem intermediação de instituição financeira. Como o prefeito destacou, o objetivo é desburocratizar o processo e reduzir custos.

“Acompanhei a audiência com o nosso deputado [Isnaldo Bulhões Jr.], que é membro da comissão. No meu primeiro ano de mandato, sai de Brasília com tanto dinheiro que fiquei encantado, achando que ia conseguir fazer tudo que precisava. Mas a burocracia é grande”, lembra. Segundo Vasconcelos, a prefeitura espera a liberação da ordem de serviço de projetos que somam quase R$ 12 milhões.

Turismo
Uma dessas obras é a revitalização de uma ponte, de mais de 80 anos, que se tornou ponto turístico como parte do passeio do projeto Peixe-Boi-Marinho, que visa à proteção da espécie. Outro serviço oferecido aos visitantes que deve ser melhorado é a balsa que liga os pequenos Municípios próximos. “Dependendo do dia, os turistas e moradores levam até três horas para usar a balsa. O serviço é de má qualidade. Queremos que o governo estadual faça licitação”, justifica.

salinas resort 2Distante 110 km de Maceió e 20 km de Maragogi, Porto de Pedras faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e da Rota Ecológica dos Milagres. O gestor reconhece que o Município se beneficia da fama das cidades vizinhas, mas se orgulha dos atrativos locais. “A nossa praia Patacho está entre as cinco mais bonitas do Brasil. Agora tentamos o selo Bandeira Azul [de qualidade das praias]. E, além da ponte, temos o farol”, lista.

Ele espera que, com o II Seminário Nacional de Governança para o Turismo: desafio para o desenvolvimento sustentável nos Municípios, a ser realizado de 10 a 12 de outubro em Maragogi, os Municípios da região consigam avanços. O prefeito confirmou presença nesta edição, que tem como tema Turismo em Unidades de Conservação. As inscrições podem ser realizadas pelo site.

O prefeito visitou a sede da CNM acompanhado das vereadoras Judith Correia e Tantan Anselma. Elas aproveitaram a vinda para pegar a carteirinha e tirar dúvidas com o analista técnico do Jurídico Kim Damasceno. Ele apresentou os serviços oferecidos pela Confederação aos representantes do Legislativo municipal.

Por Amanda Maia

Fotos: Amanda Maia/Ag. CNM; Salinas Resort/Divulgação

Da Agência CNM de Notícias