Presidente do Iphan fala sobre patrimônio cultural como vetor de desenvolvimento

11042017 presidenteiphan ag.cnmApós os discursos de abertura do 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, palestrou sobre “O Patrimônio Cultural como Vetor de Desenvolvimento”. A apresentação fechou a manhã do evento, que continua na tarde desta terça-feira, 11 de abril, e segue na quarta-feira, 12.

“Nada mais urgente no atual cenário nacional que o encontro entre Iphan, gestores municipais e parceiros. Nada mais necessário em tempos de crise que o estabelecimento de um pacto. E é isto que estamos fazendo aqui hoje”, explicou a presidente. “Eu sou uma ferrenha municipalista, até porque não podemos trabalhar sem vocês, prefeitos”, destacou Bogéa.

A presidente ressaltou que esse é o momento de reforçar que “os patrimônios culturais devem ser entendidos como um gigantesco ativo que aguarda uma ação de reconhecimento e valorização, capaz de ser instrumento de melhoria na qualidade de vida da população”.

Em sua palestra, a presidente relatou histórias e boas práticas no que diz respeito a gestão de recursos desses sítios históricos. Além disso, a presidente do Iphan parabenizou a CNM pelo trabalho em prol das cidades históricas turísticas e patrimônio mundial.

O Iphan é parceiro da CNM na realização do evento, juntamente com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM).