Principal iguaria mineira e premiado internacionalmente, queijo da Canastra impulsiona Turismo

15072019 capitolio 5Reconhecido pela sua qualidade e um dos principais produtos de identificação do Estado de Minas Gerais, o queijo da Canastra - produzido em sete Municípios mineiros da região que leva esse nome - foi tema de um painel do Seminário Nacional de Governança para o Turismo de Capitólio. A importância e a valorização desse produto como indutor do turismo local foram reforçadas na palestra pela Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan).

Os produtores da Aprocan movimentam em média R$ 25 milhões anuais com a venda do queijo. O gerente de projetos Igor Freitas lembrou que a forma de produção do queijo da Canastra foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio material cultural brasileiro. O produto ganha a cada dia novos mercados e tem promovido os Municípios mineiros situados na região da Canastra que são procurados por turistas do mundo inteiro para conhecer melhor o queijo.

Boa parte desse processo de divulgação tem ocorrido por conta de parcerias, sendo uma delas com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além de permitir o reconhecimento da cultura com a conquista de vários prêmios e medalhas em festivais internacionais, o queijo contribuiu para fomentar as atividades turísticas. “O Sebrae está sempre nos ajudando a levar esse projeto para frente. O que nos move nessa ação é a paixão pelas nossas raízes e as nossas culturas”, disse Freitas.

O palestrante ainda deu detalhes de como funciona a Aprocan. Ao final da palestra, o público acompanhou o depoimento emocionante de um produtor que relatou como a produção do queijo marcou a sua vida. O Seminário Nacional de Governança para o Turismo é promovido pela CNM em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a prefeitura de Capitólio. Também conta com o apoio institucional Sebrae.

Por: Allan Oliveira

Foto: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias