Secretaria de Turismo de Lunardelli (PR) impulsiona turismo religioso

29012018 ODS8Emprego digno e crescimento econômico é do que trata o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (ODS 8). Como o tema já diz, corresponde ao crescimento econômico, trabalho e emprego decente para todos. Uma parte importante da agenda dos Municípios está relacionada ao crescimento local e à geração de emprego, mediante a formulação de estratégias de desenvolvimento econômico que aproveitem as oportunidades, as vocações e os recursos locais e regionais.

Em Lunardelli (PR), o secretário de Turismo, Francisco Aparecido Izidoro, reformulou o turismo na região. “A primeira coisa que fizemos foi regularizar as documentações para colocarmos o Município no Mapa do Turismo. Montamos um Conselho, fizemos planejamento estratégico, realizamos um curso de turismo rural, levamos o pessoal para fazer visita técnica”, completa.

Para tal, o secretário informa que colocou o Município na rota do turismo religioso. Isso porque, na região, há o Santuário de Santa Rita de Cássia e os resultados foram além do esperado. “Estamos começando a colher os frutos do trabalho. Claro que ainda precisamos de recursos para fazer investimento em infraestrutura, mas o turismo religioso já é a segunda fonte de economia do Município. Tivemos um aumento de mais de 10% nas visitas. Para 2018, estamos com planejamento junto com o Santuário para consolidar ainda mais o nosso Município como Capital da Fé”, finaliza.

Município no ODS 8
Com relação aos pequenos negócios, responsáveis por cerca de 27% do Produto Interno Bruto do país, cabe aos governos municipais disponibilizar os serviços de apoio ao pequeno e microempreendedor. O Município pode também adotar algumas medidas importantes no sentido de apoiar a formalização e a introdução desse público no mercado de compras e contratações locais.


Além disso, o Município tem um papel-chave no combate a situações de exploração ilegal da mão de obra, como o trabalho infantil, o trabalho escravo, o tráfico de pessoas e o trabalho em condições insalubres.

A Campanha
Para alertar os gestores municipais sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançou a campanha Municípios Pelo Amanhã. Até o dia 4 de fevereiro, a entidade tem publicado imagens, notícias e vídeos lembrando dos 17 ODS, que conta com 169 metas a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional e nacional e também local.Assim como Lunardelli (PR), a CNM pede que os Municípios enviem boas práticas na implementação dos ODS. Participe. Saiba como acessando aqui o portal da CNM.