Seminário de Governança para Turismo – Maragogi: certificado e apresentações estão disponíveis

10102019 seminario turismo maragogi amanda maia ag CNMForam dois dias de apresentações e trocas de experiência sobre turismo e Unidades de Conservação (UCs), que encerraram com uma visita técnica às piscinas naturais de Maragogi, Alagoas. O II Seminário Nacional de Governança para o Turismo: desafio para o desenvolvimento sustentável nos Municípios ocorreu de 10 a 12 de outubro e os cerca de 350 participantes que fizeram seu credenciamento já podem retirar o certificado de participação no site Governança para o Turismo.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou o evento em parceria com a prefeitura de Maragogi e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). A entidade também disponibilizou no portal as 27 apresentações dos palestrantes. Os arquivos têm números, curiosidades, boas práticas e orientações de órgãos municipais, estaduais e federais, instituições privadas, financeiras e do terceiro setor sobre o tema desta edição do Seminário: turismo em unidades de conservação.

Compõem a lista atores importantes do setor, como o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Alagoas. Juntaram-se a eles, oito Municípios brasileiros turísticos e que possuem unidades em seus territórios para mostrar seus diferenciais e políticas públicas que têm atraído cada vez mais visitantes.

Secretários e prefeitos de Maragogi (AL), Jijoca de Jericoacoara (CE), Tamandaré (PE), Marechal Deodoro (AL), Barreirinhas (MA), Carmo do Paranaíba (MG), Canela (RS) e Nova Petrópolis (RS) motivaram os participantes a explorarem seus potenciais para gerar emprego e receita. Esforço que só terá resultado com o envolvimento da sociedade civil e das empresas que atuam no Município.

Atuação municipalista

Com mais edições previstas para os próximos meses, o Seminário de Governança se consolida como uma estratégia da Confederação e das entidades estaduais – a exemplo da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que deu o apoio institucional em Maragogi – para engajar os gestores locais com a pauta do Turismo. Sob a coordenação da turismóloga da CNM, Marta Feitosa, o evento envolveu diversas áreas da entidade e contou com o trabalho da analista técnica de Meio Ambiente, Sofia Zagallo, dos responsáveis pelo Atendimento Institucional Alex Carneiro e Carlos Schein e do estagiário Francisco Quirino.

A equipe foi responsável pelo planejamento e pela realização do Seminário, do convite aos palestrantes, acompanhamento da montagem da estrutura, credenciamento dos participantes, organização e entrega de kits municipalistas ao deslocamento de autoridades e convidados. O consultor da CNM e presidente da OCBPM, Mário Nascimento, mediou as mesas. A galeria de fotos do primeiro e segundo dia estão no Flickr da CNM.

Por Amanda Maia
Fotos: Amanda Maia/Ag. CNM
Da Agência CNM de Notícias