Seminário de Governança: público acompanha palestra sobre desenvolvimento dos destinos turísticos e inclusão

15072019 capitolio 3Como desenvolver os destinos turísticos sustentáveis e promover inclusão? Palestrantes ligados à temática do Turismo e da Cidadania do Seminário Nacional de Governança para o Turismo de Capitólio debateram alternativas que possam ajudar a responder esse questionamento. As discussões fizeram parte do painel “A importância da cadeia produtiva e da qualificação da gestão”.

O presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e prefeito de Boa Esperança (MG), Hideraldo Silva, defendeu que o Brasil precisa se espelhar em outras nações que superaram momentos difíceis por meio do turismo. Segundo o gestor, a atividade turística nos Municípios promove inclusão social e desenvolvimento.

“Eu acredito que a forma mais rápida e mais justa de se criar emprego é pelo Turismo. O nosso maior exemplo disso tudo são dois países que devemos copiar: primeiro a Grécia e depois Portugal que passaram por crises e conseguira superar por meio do Turismo. Foi assim que eles geraram emprego, renda e justiça social para o seu povo”, recordou.

Inclusão
A contribuição do governo federal com os debates foi feita pela Secretária Nacional de Inclusão Social do Ministério da Cidadania, Rita Passos, que explicou como funcionam os programas que a Pasta oferece para beneficiar inscritos do Cadastro Único. Nesse sentido, lembrou ações de qualificação de cidadãos que atuam em áreas diretamente ligadas ao Turismo e considerou que a capacitação é mais uma forma de promover inclusão social. “Nós precisamos qualificar essas pessoas para o mercado de trabalho e melhorar a prestação dos serviços turísticos”, reforçou.

15072019 capitolio 3 2Outro ponto abordado pela representante do governo federal foi a abertura do capital estrangeiro para as companhias aéreas que, no seu entendimento, vai ajudar a diminuir os preços das passagens e incentivar as viagens turísticas. A isenção de visto para cidadãos de quatro nacionalidades também foi considerada pela palestrante mais uma forma de atrair turistas estrangeiros para o Brasil.

O painel foi encerrado com a participação do presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Elzario Júnior, que falou da importância dessas funções para contribuir com o fortalecimento do Turismo no Brasil.

O Seminário Nacional de Governança para o Turismo é promovido pela CNM em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a prefeitura de Capitólio. Também conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Por: Allan Oliveira

Foto: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias