Técnica de cidade da Romênia visita Benedito Novo (SC); gestores esperam desenvolver o turismo

IUC LACEntre os dias 14 e 18 de outubro, como parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) da União Europeia, uma técnica da cidade de Alba Iulia na Romênia trabalhou com a equipe brasileira de Benedito Novo, em Santa Catarina. Os gestores trocaram experiências e conhecimento sobre a organização da administração pública e dos planos de ação relacionados a Cidades Inteligentes, como o uso de aplicações e equipamentos de turismo e o desenvolvimento de marcas.

Participaram do encontro por parte da delegação brasileira o prefeito de Benedito Novo, Jean Michel Grundmann; o secretário de Planejamento, Ivandro Klitzke; e a consultora de assuntos ambientais da Associação de Municípios do Médio Vale de Itajaí (AMMVI), Simone Gomes. Representando Alba Iulia, estava a colaboradora Alina Dobra.

O terceiro intercâmbio entre as duas cidades teve como objetivo possibilitar uma reflexão sobre as necessidades e o potencial do Município para a implementação de iniciativas de Cidades Inteligentes e fortalecimento de políticas de turismo. Durante a semana, eles tiveram a oportunidade de preparar um relatório sobre a aplicação de estratégias mútuas entre as cidades, discutir a marca de Benedito Novo para o turismo e apresentar a rota do circuito Vale Europeu na Romênia.

Roteiro
Após a recepção do prefeito e sua equipe, a técnica romena assistiu a uma apresentação do Município brasileiro: demografia, censo populacional, planos de saneamento e rotas turísticas. À tarde e no dia seguinte, eles visitaram as principais atrações turísticas de Benedito Novo, e foi possível analisar em profundidade a situação atual das duas delegações e a estratégia de promovê-las no exterior.

IUC LACPara Grundmann, receber a representação romena é importante para a cidade e contribuirá para o seu desenvolvimento. "Eles estão aqui para nos ajudar a desenvolver uma marca para o turismo em Benedito Novo a partir do desenvolvimento de aplicações turísticas. A Romênia é um país mais antigo que o Brasil e passou por grandes transformações. Com o intercâmbio, podemos observar os erros e os sucessos de sua gestão, aprender a evitar problemas e investir em soluções para a nossa cidade”, explica.

No terceiro dia do intercâmbio, a equipe visitou empresas locais, como a Cooperativa de Energia Elétrica Santa Maria (CESAM), a empresa de papel BN Papéis e a empresa madeireira Madesp. Dessa forma, a representante de Alba Iulia teve a oportunidade de conhecer o potencial empreendedor da região e a sua possível contribuição para o setor privado e público na Romênia.

No quarto dia de encontro, ambas as delegações trabalharam na ideia de criar uma marca para Benedito Novo, com base no estudo de marcas desenvolvidas por cidades e regiões do mundo, e também no compartilhamento da estratégia de desenvolvimento de marca turística de Alba Iulia. Este trabalho levou à conclusão de um relatório completo em relação ao desenvolvimento da marca para Benedito Novo.

No último dia da visita, foram discutidos o desenvolvimento e a implementação de um plano de ação entre as duas delegações e a missão foi encerrada com ambas planejando ir além das visitas entre as cidades e de fato trabalhar em estratégias conjuntas.

IUC LACIUC América Latina e Caribe
O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) apoia cidades de diferentes regiões do mundo para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns no desenvolvimento urbano sustentável, no âmbito da Nova Agenda Urbana e no combate às mudanças climáticas. O capítulo da América Latina e do Caribe do programa global da IUC é responsável pela implementação do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na região.

Cooperação entre cidades
O programa apoiou 26 trocas de experiências e conhecimentos entre cidades da América Latina e da Europa, nas quais são discutidos tópicos da Nova Agenda Urbana sobre os desafios que o desenvolvimento urbano apresenta às cidades envolvidas. Até o momento, isso resultou em 14 planos de ação locais para resolver esses desafios. Existem sete cidades do Brasil, cinco da Argentina, quatro do Chile, quatro do Peru e seis da Colômbia.

O programa apoiou a realização de cinco workshops no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia, com o objetivo de: (1) criar capacidades locais nas cidades da ALC, sob o âmbito da Nova Agenda Urbana; (2) tornar visíveis as melhores práticas em desenvolvimento urbano sustentável; (3) divulgar os conceitos de desenvolvimento sustentável da cidade; e (4) explorar como o setor privado pode estar envolvido na participação da nova agenda urbana.

Do IUC-LAC