Ziulkoski fala da necessidade de turismo integrado em Comitê Binacional de Fronteira

Ag. CNMEstratégias para o fortalecimento da atividade turística como ferramenta para o desenvolvimento econômico dos Municípios de fronteira foram apresentadas pelo presidente da Confederação Nacional de Munícipios (CNM), Paulo Ziulkoski. O líder municipalista participou do Comitê Binacional de Fronteira na cidade de Rivera, Uruguai, nesta segunda-feira, 18 de setembro, e reforçou a necessidade de fortalecer o intercâmbio na região e de valorizar as belezas naturais, por meio do Turismo Integrado de Fronteiras.

De acordo com Ziulkoski, o desenvolvimento da região não é uma tarefa apenas dos campos econômico, político e social. E a verdadeira integração, que cimenta relações duradouras, depende também da integração das pessoas e dos povos. “Essa convivência e intercâmbio permanente, que já existe, devem ser potencializados por políticas públicas que permitam uma maior aproximação”, salientou.

Mapa“É cada vez mais evidente que a cultura e a educação e o turismo não são apenas acessórios, mas componentes fundamentais que precedem a integração para o desenvolvimento econômico e social sustentável”, ponderou o presidente da Confederação. Durante sua apresentação, ele também destacou a elaboração de uma cartilha para servir de guia ao cidadão de fronteira e aos turistas.

Cooperação
A Confederação e o Congresso de Intendentes do Uruguai desenvolvem um projeto de cooperação transfronteiriça entre os Municípios dos dois países. O primeiro encontro aconteceu em abril deste ano na cidade de Melo, no Uruguai, com a presença do Intendente Marne Osório. Para os próximos dias, a CNM prevê agenda no Itamaraty para debater sobre o tema.

Diversas autoridades municipais marcaram presença na reunião. Também participaram do encontro o diretor Nacional de Turismo do Uruguai, Carlos Fagetti; o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Derly Fialho; e o secretário de Estado de Transportes do Uruguai, Pedro Westphalen.

 

Neste sentido, a CNM promove o Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, agendado para o período de 27 a 30 de novembro deste ano. O evento é promovido em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e conta com o apoio institucional da prefeitura de Foz do Iguaçu e com apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, da Editora Positivo, do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Itaipu Binacional e governo federal. Além disso, conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).