Atuação municipalista para o desenvolvimento do Turismo é destacada em primeira reunião do Conselho na CNM

06062019 reunião Conselho Nacional do Turismo 1A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu pela primeira vez em sua sede a reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O primeiro vice-presidente da entidade e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, recebeu o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e demais integrantes do colegiado para apresentar avanços e debater os desafios do desenvolvimento das atividades turísticas no país. A Confederação possui representação no Conselho.

Na abertura da reunião, o ministro listou prioridades do governo federal que no seu entendimento contribuíram para a diminuição da burocracia e incentivo às ações de fortalecimento do Turismo no país. “Existem alguns fatores que significaram avanços em pouco tempo: a isenção de visto para cidadãos de 4 países (Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália) teve como resultado aumento em 250% das reservas de passagens áreas. Também a abertura do capital estrangeiro para empresas áreas foi um fator primordial para reduzir os preços absurdos das passagens áreas no Brasil. Outro avanço foi a modernização da Lei Geral do Turismo, já aprovada na Câmara e agora está no Senado. Ainda temos as simplificações de licenças ambientais”, elencou.

O vice-presidente da CNM deu boas-vindas aos conselheiros e parabenizou as ações apresentadas pelo ministro do Turismo. Para o municipalista, essas e outras iniciativas trazem impacto positivo para a administração municipal e se colocou à disposição para as contribuições do movimento municipalista. “Todas essas ações que o senhor falou irão refletir na vida do cidadão, pois o Turismo só acontece passando pelos Municípios. A expansão desses projetos fortalece o Turismo e passa pela adequação das cidades para receber todo esse aporte. A CNM e a AMM estão de braços abertos para ser parceiro desse trabalho de fortalecimento do potencial tão grande das nossas cidades”, argumentou Julvan Lacerda.

Presente na reunião, o deputado Newton Cardoso foi outro a defender a representatividade do Turismo nas administrações. “Enxergo no Turismo uma excelente oportunidade de mudar a vida das pessoas e dos Municípios”, defendeu. Por sua vez, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado, reforçou o potencial do Turismo no país. “O Brasil tem tudo para se transformar numa referência mundial do Turismo”, disse.06062019 REUNIÃO cnt 3

Iniciativas municipalistas
Os prefeitos de Capitólio (MG), José Eduardo Vallory; de Maragogi (AL), Fernando Lira; e o consultor da CNM e presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento, foram os outros representantes do movimento municipalista na 54ª reunião do CNT.

Mário Nascimento anunciou os encontros que a CNM tem promovido por meio do projeto de capacitação do CNM Qualifica nos Municípios de todo o país. Em alguns eventos do projeto a equipe da Confederação tem abordado a temática do Turismo como vetor de desenvolvimento das cidades brasileiras. “O Turismo acontece nos Municípios e nós estamos abertos a trabalhar a questão da qualificação da gestão pública para o Turismo em todo o Brasil. Estaremos nos próximos dias em cidades do Paraná, Acre, Amazonas Piauí e Espírito Santo. Ainda na Cúpula das Américas em Pernambuco”, informou.06062019 reunião CNT 2

Conhecida pelas belas paisagens de piscinas naturais que atraem milhares de viajantes, o prefeito de Maragogi ressaltou a importância de ampliar os debates de políticas para o Turismo na reunião do CNT. Para o gestor, a força dessa área é significativa no país. “O Turismo talvez seja o maior indutor de desenvolvimento social e econômico do país”. Lira também relatou que as atividades turísticas e a preservação do meio ambiente devem estar acompanhadas. Nesse sentido, ele fez um convite aos conselheiros para que essa reflexão seja ampliada durante o encontro que vai abordar o Turismo em Unidades de Conservação.

Esse evento está previsto para os dias 10 e 11 de outubro na cidade de Maragogi. A cidade de Capitólio, outro Município de beleza ímpar situado entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, vai sediar um encontro que também vai contar com a temática do desenvolvimento sustentável nos Municípios por meio do Turismo.

O Seminário de Governança para o Turismo ocorre já no mês que vem, entre os dias 11 e 13 de julho. O prefeito José Eduardo destacou o progresso que o Turismo proporcionou na cidade e pediu a participação de todos para contribuir com os debates. “Capitólio é uma região que se desenvolve aceleradamente na atividade turística e isso tem feito diferença fenomenal. É um lugar que tem potencial de atração pelo queijo de canastra e das inúmeras belezas naturais. Esperamos receber todos lá”. Clique aqui para confirmar participação no seminário de Capitólio.

 

Assista ao balanço da reunião feito pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio


Por: Allan Oliveira
Foto: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias