Certificados e apresentações em seminário de Capitólio já estão disponíveis; conheça o trabalho da CNM

18062019 turismo capitólioParticipantes do Seminário Nacional de Governança para o Turismo já podem imprimir o seu certificado e acessar os arquivos com as apresentações de todos os palestrantes. O encontro ocorreu na semana passada na cidade mineira de Capitólio para debater os desafios do desenvolvimento do Turismo sustentável nos Municípios e reuniu aproximadamente 800 pessoas de várias cidades do país. O evento contou com uma ampla mobilização da equipe da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e já apresenta resultados.

Mais de 25 palestrantes das três esferas governamentais e prefeitos apresentaram, ao longo de dois dias, as ações e projetos inovadores que foram preponderantes para o incremento de receitas e desenvolvimento das cidades por meio do Turismo. Boas práticas municipais exitosas, programas de financiamento oferecidos pelos governos federal e estadual e outras iniciativas foram algumas das propostas debatidas no encontro.

A área técnica de Turismo da CNM, liderada pela colaboradora Marta Feitosa, e com o apoio do estagiário de Turismo, Francisco Quirino, organizou, coordenou e promoveu o evento e convidou palestrantes de vários segmentos e de entidades ligadas ao Turismo como forma de oferecer ao participante um conjunto de alternativas que possam contribuir para o desenvolvimento do Turismo. Além disso, atendendo ao convite da CNM, várias autoridades do governo federal marcaram presença no evento para demonstrar o apoio ao Turismo nos Municípios.

Estande de finanças
Planejar as ações turísticas está ligada diretamente ao controle das finanças. Muitos administradores municipais ainda desconhecem como se organizar e captar recursos por meio das cobranças de impostos que são de atribuições dos Municípios. Para auxiliar os gestores nesse aspecto, a CNM inovou neste ano no seminário de Capitólio ao disponibilizar um estande de finanças.
A intenção foi esclarecer dúvidas e oferecer orientações que possam ajudar os gestores. A técnica de Finanças da CNM, Fabiana Santana, atendeu centenas de participantes que aprovaram a novidade dentro do evento de Turismo.

Consultores e palestrantes
Os consultores da CNM, Mário Nascimento e Ângelo Roncalli, mediaram os debates no evento e conduziram os palestrantes em toda a programação do evento. Uma das palestrantes no encontro foi a consultora da CNM, Marli Burato. Ela deu orientações sobre a Plataforma Êxitos.
Disponível aos Municípios contribuintes com o movimento municipalista, a ferramenta faz parte do conteúdo exclusivo e oferece aos gestores a consulta de oportunidades de captação de recursos por meio de editais publicados pelo governo federal e também está ligada a financiamentos e conexões com bancos. 17072019 equipe CNM em Capitólio

Institucional e Comunicação
Os técnicos de relações institucionais da CNM, Marciley Coelho e Carlos Schein (Xis), foram os responsáveis pela montagem da estrutura de credenciamento do evento, banco de dados de participantes, entrega de kits municipalistas além do deslocamento de autoridades e participantes. A divulgação de todo o seminário ficou por conta do assessor de Comunicação da CNM, Allan Oliveira, que contou com o apoio, em Brasília, do gestor das redes sociais Marco Melo para a divulgação nessas plataformas e de outros jornalistas da Comunicação da CNM. A realização do encontro ainda teve a colaboração do Núcleo de Desenvolvimento da CNM, representado pelos colaboradores Ricardo Amaral, Elias Fonseca, Maylon Correa e Paulo Silva. Eles foram os responsáveis pela construção do hotsite do evento.

O Seminário Nacional de Governança para o Turismo foi promovido pela CNM em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a prefeitura de Capitólio. Também contou com o apoio institucional Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Clique aqui para baixar o certificado e as apresentações

 

Por: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias