CNM apresenta ações de desenvolvimento do Turismo em um dos principais encontros de gestores paranaenses

29052019 Encontro Turismo Curitiba 1Desde o início da semana, gestores públicos municipais paranaenses debatem em Curitiba o fomento ao Turismo no Estado. Engajada nessa temática, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do Encontro Estadual de Gestores de Turismo para detalhar os desafios que proporcionem o desenvolvimento sustentável do Turismo nos Municípios. A entidade foi representada pela técnica de Turismo Marta Feitosa em painéis do encontro. O evento é considerado um dos mais importantes no Paraná e reúne as principais autoridades estaduais e municipais.

Em busca de informações e interação para a definição de iniciativas em suas respectivas cidades, mais de 300 participantes lotaram o auditório do encontro que é promovido pela empresa Paraná Turismo. Durante a sua apresentação, a técnica da CNM fez uma apresentação do trabalho que a Confederação tem desenvolvido como forma de auxiliar os gestores com orientações que possam promover a atividade sustentável nas cidades.

Nesse contexto, a municipalista destacou as ferramentas e publicações de materiais disponibilizadas aos gestores no portal da CNM. Um deles é a plataforma Êxitos que oferece aos Municípios filiados à CNM editais de captação de recursos. A palestrante ressaltou também a atuação da Confederação no acompanhamento de projetos de lei relacionados ao Turismo que tramitam no Congresso Nacional, bem como na atuação junto às decisões do governo federal. A representante da CNM ainda participou de uma solenidade na Assembleia do Estado.29052019 Encontro Turismo Curitiba

Seminário em Minas Gerais
Marta Feitosa lembrou que a CNM promove eventos na sua sede, em Brasília, e nos Municípios do país para levar conhecimento e diversas orientações aos gestores. Um desses encontros já acontece no início do segundo semestre no Município de Capitólio (MG). O Seminário Nacional de Governança para o Turismo será realizado entre os dias 11 e 13 de julho na cidade mineira e vai reunir autoridades e especialistas ligados à área para discutir a importância da governança e os desafios dos gestores para o desenvolvimento sustentável.26032019 Logomarca Reserve essa data

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, será um dos participantes. Esse evento, que é gratuito e aberto a todos os gestores municipais do país, tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O anúncio do encontro despertou o interesse de vários participantes do evento em Curitiba que procuraram mais informações com a palestrante e prometeram presença significativa no seminário. Clique aqui para fazer a inscrição.

Valorização
A participação maciça do público paranaense demonstrou a importância do Turismo para a melhoria das cidades e da administração pública municipal por meio da captação de recursos, geração de empregos e renda. Segundo informações divulgadas no evento paranaense, o governo estadual destina 35% do seu orçamento para investimentos no Turismo.

A relevância da importância das atividades turísticas nas cidades paranaenses tem sido difundida com a definição de estratégias de comunicação. Uma delas citada em Curitiba foi a criação da TV Paraná Turismo, canal exclusivo que traz informações sobre as atividades, casos de sucesso e de divulgação de pontos turísticos de várias cidades do Paraná. O Encontro Estadual de Gestores de Turismo foi encerrado nesta quarta-feira, 29 de maio.

Por: Allan Oliveira

 

Da Agência CNM de Notícias