CNM orienta gestores sobre Turismo, Meio Ambiente e Saneamento em evento da Amupe

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou nesta sexta-feira, 6 de abril, de dois painéis que fizeram parte do 5º Congresso Pernambucano de Municípios, evento promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em Recife. A entidade ministrou duas palestras com esclarecimentos nas áreas de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo.

Os desafios dos Municípios em relação ao Saneamento Básico foi o tema da palestra da consultora da CNM Cláudia Lins. Nela, a representante da Confederação explanou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem.

Esses assuntos tiveram como foco o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente o de número 6 que trata do abastecimento de água potável e os demais ODS relacionados aos resíduos sólidos. Ainda foram abordados no painel as Mudanças Climáticas com exemplos da problemática dos ODS e das alterações no clima.

Turismo

O segundo painel teve como pauta o Turismo Integrado, Geração de Renda e Desenvolvimento Sustentável. A palestra da técnica de Turismo da CNM, Marta Feitosa, abordou o fortalecimento do Turismo, a identificação dos potenciais turísticos a partir do inventário da oferta turística desde atrativos até o segmento do Turismo e apresentação da cartilha do Turismo em 360º - Planejando o Turismo no seu Município.

Esse material será lançado e disponibilizado aos gestores durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que acontece na capital federal entre os dias 21 e 24 de maio. O painel ainda contou com a participação do secretário estadual de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras; do presidente da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur), Josenildo Santos; do prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci; e do prefeito de Triunfo, João Batista. A programação do 5º Congresso Pernambucano de Municípios foi encerrada com a leitura da Carta de Compromisso dos ODS.

Com informações da Amupe