Com intuito de nortear atuação turística, prefeita de Itaparica busca orientações técnicas

Ag. CNMCom potencial turístico diversificado, mas conhecido internacionalmente por suas belas praias, Itaparica (BA) quer mais excelência na atuação municipal e nos serviços prestados aos visitantes. Para nortear as próximas ações da gestão, a prefeita Marlylda Barbuda, esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na manhã desta quarta-feira, 14 de março, para receber atendimento técnico.

Marlylda criou um slogan para definir o futuro que deseja para a região: cidade gentil. A intenção é promover profissionalização e preparar a população para receber melhor os turistas. “Precisamos conceituar o Turismo de Itaparica”, disse a prefeita, ao explicar que se o Município quer se desenvolver turisticamente, ele precisa conceber gentileza e hospitalidade.

Dentre as diversas orientações e dicas, a técnica de Turismo da CNM, Marta Feitosa, aconselhou a gestora a desenvolver um inventário, com todos os envolvidos na atividade turística, direta ou indiretamente, para que seja possível mapear o setor. “O inventário vai nortear as próximas ações da Prefeitura, uma vez que será possível identificar os pontos fortes e fracos do setor”, elucidou Marta. Ela também aconselhou a promoção de ações conjuntas com a secretaria de educação e desenvolvimento urbano.

Conselho
A prefeita que está em seu segundo ano de mandato também foi orientada a fortalecer o conselho municipal de turismo. O grupo de trabalho deve participar do planejamento e da gestão turística do governo local. Segundo explicação técnica da representante da CNM, por ser um órgão deliberativo, o conselho valida, norteia constrói as ações em conjunto com o poder público municipal. “As decisões da gestão devem ser validades pelo conselho”, destacou Marta.

Bastante satisfeita com as orientações, a prefeita adiantou que pretende identificar o perfil dos visitantes de Itaparica para direcionar as iniciativas da Prefeitura e tornar o Município ainda mais competitivo.