Com potencial turístico diversificado, mas conhecido internacionalmente por suas belas praias, Itaparica (BA) quer mais excelência na atuação municipal e nos serviços prestados aos visitantes. Para nortear as próximas ações da gestão, a prefeita Marlylda Barbuda, esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na manhã desta quarta-feira, 14 de março, para receber atendimento técnico.
Marlylda criou um slogan para definir o futuro que deseja para a região: cidade gentil. A intenção é promover profissionalização e preparar a população para receber melhor os turistas. “Precisamos conceituar o Turismo de Itaparica”, disse a prefeita, ao explicar que se o Município quer se desenvolver turisticamente, ele precisa conceber gentileza e hospitalidade.
Dentre as diversas orientações e dicas, a técnica de Turismo da CNM, Marta Feitosa, aconselhou a gestora a desenvolver um inventário, com todos os envolvidos na atividade turística, direta ou indiretamente, para que seja possível mapear o setor. “O inventário vai nortear as próximas ações da Prefeitura, uma vez que será possível identificar os pontos fortes e fracos do setor”, elucidou Marta. Ela também aconselhou a promoção de ações conjuntas com a secretaria de educação e desenvolvimento urbano.
Conselho
A prefeita que está em seu segundo ano de mandato também foi orientada a fortalecer o conselho municipal de turismo. O grupo de trabalho deve participar do planejamento e da gestão turística do governo local. Segundo explicação técnica da representante da CNM, por ser um órgão deliberativo, o conselho valida, norteia constrói as ações em conjunto com o poder público municipal. “As decisões da gestão devem ser validades pelo conselho”, destacou Marta.
Bastante satisfeita com as orientações, a prefeita adiantou que pretende identificar o perfil dos visitantes de Itaparica para direcionar as iniciativas da Prefeitura e tornar o Município ainda mais competitivo.