Desenvolvimento do potencial turístico das cidades mineiras pauta Conexões Municipalistas

04122018 Ação Municipalista PassosA importância do Turismo e do empreendedorismo para o incremento de receitas e geração de empregos dominou a programação do Conexões Municipalistas realizado nesta terça-feira, 4 de dezembro, na cidade mineira de Passos. O encontro promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceiria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), reuniu gestores e agentes municipais da cidade anfitriã e de Municípios da região sudoeste de Minas Gerais. A CNM foi representada pelo colaborador da área institucional da entidade Marciley Coelho, além dos consultores Ângelo Roncali e Mário Nascimento.

Nascimento detalhou todas as ações da CNM que contribuem com o fortalecimento do Turismo nos Municípios e reforçou que a entidade está à disposição dos gestores mineiros para ajudá-los no desenvolvimento de ações que possam impulsionar o potencial turísticos das cidades. Na região sudoeste de Minas estão situados o Lago de Furnas e o Parque Nacional da Serra da Canastra, dois destinos turísticos marcantes do Estado.

Também ficou decidido no evento que a CNM vai articular com o Ministério do Turismo e outras instituições ligadas ao setor a realização em 2019 de um evento internacional que possa discutir com especialistas ideias para o desenvolvimento do Turismo e o empreendedorismo nas cidades mineiras. Mário Nascimento, que também preside a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), abordou ainda com os gestores medidas para desenvolver o Turismo Sustentável, bem como potencialidades das atividades turística em serras e cachoeiras.

Os gestores mineiros ficaram surpresos com a atuação da CNM. Muitos confessaram que desconheciam que a entidade desenvolve esse trabalho de fortalecimento do Turismo nas cidades e elogiaram as ações da entidade. Nesse sentido, demonstraram interesse em estreitar ainda mais os laços com a Confederação e valorizaram todo trabalho do movimento municipalista para o avanço das pautas dos Entes.

Pauta prioritária
Dentre as demandas que tramitam no Congresso Nacional, os participantes demonstraram ansiedade com a aprovação da proposta que prevê repasse adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro. Deputados atenderam ao pedido de prefeitos durante a Mobilização Municipalistas em Brasília realizada em novembro e matéria teve mais um avanço com a instalação da Comissão Especial da Câmara do Deputados que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição 391/2017.04122018 Ação Municipalistas 2

Os gestores destacaram ainda que acompanham a tramitação da proposta da nova lei de Licitações – Projeto de Lei (PL) 1292/95, 6814/17 e outros 230 apensados que também tramita em uma comissão especial da Câmara.

Repasses estaduais
Os sucessivos atrasos do governo de Minas Gerais em repasse aos Municípios, principalmente na área da Educação, foram lembrados pela CNM e pelos participantes. A Confederação destacou mobilizações e outras ações do movimento municipalista encabeçadas pelo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e também primeiro vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda.

Nesse sentido, foi destacado que o presidente da CNM, Glademir Aroldi e toda a diretoria da entidade estão alinhados com a AMM para defender e apoiar todas as ações que são de interesse dos Municípios.


Por: Allan Oliveira


Da Agência CNM de Notícias