Fortalecimento do Turismo para enfrentar a crise: painel trouxe dicas aos gestores do Sudeste; confira

25012021 Mário Nascimento Turismo Novos Gestores SudesteO Turismo como um dos principais mecanismos de fortalecimento da economia local e de outras áreas da administração municipal foi destaque na tarde desta segunda-feira, 25 de janeiro. A definição de estratégias e o planejamento para a retomada das atividades como forma de ganhar fôlego e minimizar os impactos da pandemia nos Municípios estiveram entre as orientações da Confederação Nacional de Municípios (CNM) no último painel do primeiro dia de programação dos Seminários Novos Gestores – Edição Sudeste.

Antes da pandemia, o setor mostrava força com os sucessivos registros de crescimento nas cidades brasileiras com capacidade para o desenvolvimento das atividades turísticas. A pandemia trouxe retração econômica e social. No entanto, com a expectativa da vacina, os destinos turísticos brasileiros podem retornar ao roteiro de visitas da população. Pensando nisso, o consultor da CNM Mário Nascimento enalteceu o potencial das cidades brasileiras e pediu ao público que desenvolvam ações importantes que irão contribuir com a retomada da economia.

“Temos que aproveitar que a tendência é de viagens regionalizadas e divulgar o Turismo do Município. Nesse primeiro momento, as pessoas irão viajar pelo Brasil e temos que aproveitar as oportunidades. Precisamos também de capacitação e a CNM possui ferramentas para auxiliar os gestores no conteúdo exclusivo e outros materiais na Biblioteca Digital. Procure também incluir o seu Município no Mapa do Turismo e não deixem de elaborar o plano municipal de Turismo”, frisou o painelista. 25012021 MartaFeitosa

Inclusão
Diante de um cenário de incertezas, principalmente na economia, a CNM considera que o Turismo pode ser um importante aliado para minimizar as adversidades. Em sua apresentação, a analista técnica de Turismo, Marta Feitosa, ressaltou que o setor é responsável pela geração de inúmeros empregos diretos e indiretos, além de ser responsável pela inserção social. “O Turismo é tão inclusivo e gerador de empregos que pode mudar rapidamente a realidade local. Os números revelam que houve avanço de 271,5% no nível de empregabilidade do turismo de janeiro a outubro de 2019. O Turismo vai alavancar a economia dos Municípios após a pandemia”, considerou a palestrante.

A CNM foi a entidade municipalista pioneira nas ações para ajudar os gestores que foram afetados com a crise sanitária. No ano passado, a Confederação deu início a uma campanha com a realização de várias lives com especialistas e profissionais. Eles apresentaram aos gestores dicas importantes para a retomada segura das atividades.“A Confederação mapeou as dificuldades dos Municípios que tiveram quedas nas atividades do Turismo por causa da pandemia. Criamos ações para fortalecer uma rede e promovemos a campanha Municípios Juntos pelo Turismo. As lives estão no nosso canal e envolveram todos os segmentos da cadeia produtiva”, explicou a analista técnica da CNM. 

Além da campanha, a CNM apoiou o Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial com especialistas de entidades para debater melhorias voltadas às gestões locais e produziu materiais importantes que foram publicados na Biblioteca Digital da entidade. Baixe aqui. Acesse a galeria de fotos.

Leia também:
Estrutura e planejamento da Rede de Atenção à Saúde pauta painel dos Novos Gestores

Consultores da CNM discutem Reforma Tributária em encontro virtual dos Novos Gestores

Primeira palestra técnica menciona FIA-M e outros assuntos da política socioassistencial

Aroldi lista desafios de 2021 a gestores da região Sudeste

Importância da gestão do Trânsito e PPPs são passados a gestores do Sudeste

 

Por: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias