Gestores municipais voltam a movimentar sede da CNM em busca de orientações

TerezopolisPassado o período de recesso de fim de ano e férias, o dia a dia da Confederação Nacional de Municípios volta a ficar movimentando com a presença de prefeitos e outros gestores municipais na sede da entidade. Nesta quarta-feira, 16 de janeiro, o prefeito de Terezópolis de Goiás (GO), Francisco Júnior, veio buscar as novidades para 2019.

“A CNM sempre presta um excelente serviço para os Municípios. Então eu fiz questão de vir pessoalmente para falar com a área técnica de habitação. Estamos buscando um projeto importante no nosso Município, e a CNM sempre contribuindo muito para a busca de soluções”, destacou Francisco Júnior. “Aproveitei também para ver o detalhamento sobre a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deste ano. Mais uma vez estarei presente, como em todos os anos, tendo em vista que é o maior evento municipalista do Brasil”, defendeu.

A preocupação com estimativas das finanças do Município de Ibiaí (MG) pautou a visita do prefeito da cidade, Larravardierie Batista, e de secretários municipais. A comitiva buscou orientações na CNM com técnicos de Finanças, Educação e Contabilidade Pública. Segundo o prefeito, o cenário no seu Município é crítico, principalmente depois de o governo de Minas Gerais não repassar recursos estaduais no segundo semestre de 2018.

Ibai“De julho do ano passado até o final de 2018, o governo estadual reteve uma grande parte dos recursos dos Municípios, principalmente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Por conta disso, o nosso Município teve que decretar situação de calamidade pública”, relatou o gestor.

O prefeito e os secretários ainda receberam informações referentes ao Imposto Territorial Rural (ITR), ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).

Turismo
O secretário de Turismo de Canela (RS), Ângelo Sanches, tirou dúvidas com a técnica de Turismo da CNM, Marta Feitosa, sobre maneiras de promover o desenvolvimento do setor. Ele também concedeu uma entrevista exclusiva e apaixonante sobre o fomento ao turismo a partir da experiência municipal.

Você pode conferir a entrevista com o secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, na TV Portal CNM nesta quinta-feira, 17 de janeiro.


Por Allan Oliveira e Luiz Philipe Leite
Foto: Jefferson Viana
Da Agência CNM de Notícias