Importância do Turismo e evento em Capitólio (MG) são destaques em palestra ministrada no Congresso Mineiro

14052019 painel do Turismo Congresso Mineiro AMMMais de 200 participantes marcaram presença nesta terça-feira, 14 de maio, na arena temática de Turismo do 36º Congresso Mineiro de Municípios promovido pela Associação Mineira de Municípios no Estádio Mineirão em Belo Horizonte. O painel foi conduzido pelo consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento, pela técnica de Turismo da Confederação, Marta Feitosa, por prefeitos e representantes do governo federal. Eles abordaram o papel do Turismo como um vetor para o desenvolvimento Municipal.

A palestra foi uma oportunidade de os gestores mineiros conhecer a importância das atividades turísticas como indutora de desenvolvimento econômico e social para os Municípios. Durante toda a manhã, foram realizadas três palestras temáticas que destacaram os desafios enfrentados pelos gestores municipais no fomento às atividades turísticas. Na primeira, o consultor da CNM apresentou uma ação promovida na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, como um case de sucesso na gestão turística. 

Nesse contexto, o consultor da CNM lembrou que o Estado de Minas Gerais possui 48 regiões com potencial turístico e devem ser colocadas como prioridade no planejamento estratégico das gestões municipais. “Há dinheiro para se investir, mas o gestor municipal tem que planejar e demonstrar interesse, criar alternativas para que os investimentos cheguem aos Municípios”, orientou. Nascimento destacou que é possível transformar e revolucionar o setor turístico do Brasil e de Minas Gerais. Ele reiterou que a CNM tem trabalhado incessantemente para mostrar e orientar os Municípios sobre o papel das atividades turísticas como fonte de renda para as cidades. “Muitos prefeitos já entendem que investir em turismo é gerar condições para o desenvolvimento da saúde, da cultura e da infraestrutura. Isso atrai um ciclo de mais desenvolvimento”, garantiu o consultor.

Encontro em Capitólio
Em julho, entre os dias 11 e 13, gestores mineiros e de outros Estados poderão conferir mais um trabalho da CNM para reforçar a importância do Turismo. Na ocasião, a cidade de Capitólio (MG) recebe o Seminário Nacional de Governança para o Turismo: desafio para o desenvolvimento Sustentável nos Municípios. O prefeito do Município anfitrião, José Eduardo Terra Vallory, participou da palestra de Turismo do Congresso Mineiro e fez um convite aos participantes para o encontro em Capitólio.

O gestor revelou que, assim como a maioria dos Municípios mineiros, Capitólio vem enfrentado dificuldades decorrentes da crise fiscal no País. Entretanto, destacou que graças ao turismo a cidade consegue gerar emprego e entendeu que nenhum outro setor da economia consegue fazer isso neste momento.

Atrasos em obras
O painel também abordou o atraso recorrente na execução de obras de infraestrutura. Essa palestra foi ministrada pelo diretor do Departamento de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, Marcelo Moreira. Segundo ele, existem no Brasil 1.455 obras paralisadas e 495 atrasadas, ligadas à infraestrutura turística. “Sabemos que esses entraves geram muitos problemas para as prefeituras, entre eles o aumento de custos, a redução do bem-estar social, o descontentamento da população e a desconfiança em relação ao poder público”, diz. 

Entretanto, o representante do governo federal disse que o Ministério do Turismo está empenhado em garantir melhores resultados com os menores custos possíveis. “A nossa missão, de firmar esses contratos e acompanhá-los, é garantir os melhores resultados”, afirma o diretor. As ferramentas de apoio do Ministério do Turismo ao setor público e privado, por meio de programas de financiamento a projetos de infraestrutura e qualificação de serviços, foi tema de palestra do coordenador-geral de Planejamento Territorial do Turismo do Ministério doTurismo, Eduardo Madeira. 

O Prodetur + Turismo, o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e a captação de grandes investimentos externos para o turismo brasileiro também foram detalhados no painel. Também participaram do evento os prefeitos de Piumhi, Adeberto Melo; de Jequitinhonha, Roberto Botelho; pelo Coordenador Geral de Planejamento Territorial do Turismo do Ministério do Turismo, Eduardo Madeira.

Foto: AMM

Da Agência CNM de Notícias, com informações da AMM