Mais de 100 pessoas participam do CNM Qualifica de Turismo em Belém

FamepCapital do Pará, Belém sediou nesta terça-feira, 13 de agosto, mais uma edição do CNM Qualifica. Com o tema Eventos Turísticos no Município – Como realizar?, o curso abordou a importância de festas, comemorações, feiras e acontecimentos do tipo para o desenvolvimento do Turismo na esfera municipal.

Com grande adesão de técnicos e gestores paraenses, a edição reuniu mais de 100 pessoas de todo Estado, além do secretário estadual de Turismo, André Dias. O evento contou com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e da Fundação Nacional de Saúde Superintendência Estadual do Pará (Funasa).

Segundo a turismóloga que ministrou o curso – responsável pela área de Turismo na Confederação Nacional de Municípios (CNM) –, Marta Feitosa, o que era para ser mais uma edição do exitoso CNM Qualifica, se tornou um seminário. “Tiveram muitos debates e coletamos demandas acerca da política pública do Turismo. E os participantes receberam proposições e orientações para o turismo de eventos”, contou.

O panorama do turismo no Brasil também foi tema de discussões. E, entre os resultados obtidos com o encontro, destacam-se as solicitações dos presentes para a realização de uma edição do Seminário de Governança para o Turismo, promovido pela CNM, em Belém. Marta lembra que a primeira edição ocorreu em Capitólio, Minas Gerais, em julho e consolidou investimentos para a região.

Além disso, os gestores pediram uma reunião dos Municípios da região Norte com a CNM a fim de sensibilizá-los acerca da importância da atividade turística no desenvolvimento econômico local. A “Rota Amazônica Mundo Natural”, capitaneada pela CNM, também foi uma demanda dos participantes.

CNM Qualifica
O projeto da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que ocorre em parceria com o Instituto Paulo Ziulkoski e as entidades municipalistas estaduais, visa capacitar os 6 milhões de servidores públicos dos 5.568 Municípios brasileiros. As capacitações são gratuitas para os Municípios contribuintes à entidade nacional. As inscrições e o calendário podem ser confirmados no portal da iniciativa.

Da Agência CNM de Notícias

Foto: Famep