Melhorias para as Cidades Patrimônio Mundial serão discutidas por autoridades a partir de quinta-feira (4); saiba como participar gratuitamente

03052023 Melhorias para as cidades patrimonio mundialPrefeitos, secretários, vereadores e outros agentes municipais estarão reunidos com autoridades e especialistas do turismo a partir desta quinta-feira, 4 de maio, em busca de alternativas que possam fortalecer a promoção de ações sustentáveis nos Sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil. O local do encontro será na cidade de São Miguel das Missões (RS), que recebe a primeira edição do Encontro Nacional das Cidades Patrimônio Mundial até o próximo sábado, 6 de maio. Ainda dá tempo de acompanhar toda a programação confirmando a sua inscrição gratuitamente aqui.

Os interessados podem participar do evento de forma on-line ou presencial. No caso da segunda opção, o início do credenciamento será às 8h, no Tenondé Park Hotel. Já para quem quiser acompanhar a transmissão do evento basta acessar o canal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) no Youtube. Em seguida, ocorre a solenidade de abertura com as presenças de representantes do governo federal, estadual e municipal.

Após a assinatura do Termo de Cidades Irmãs entre São Miguel das Missões e Ijuí, será realizada a palestra São Miguel das Missões - Uma cidade Patrimônio e muitas visões, com a presença do prefeito José Roberto e de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que também irão participar de outros painéis ao longo do evento. A programação também prevê debates sobre financiamento, captação e investimentos para as Cidades Patrimônio Mundial e ações direcionadas por meio de políticas públicas.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, incentiva a participação no encontro. “Em tempo de dificuldades com a queda na arrecadação, fomentar o turismo e os diversos segmentos associados tem sido um importante pilar para a recuperação do próprio setor e das finanças municipais”, ressaltou o líder municipalista.

Visitas
Os inscritos para participar presencialmente da primeira edição do Encontro Nacional das Cidades Patrimônio Mundial ainda terão a oportunidade de visitar os principais pontos turísticos de São Miguel das Missões. O city tour será no sábado, 6 de maio, e deve passar pelos monumentos de São Miguel Arcanjo, Cenair Maicá, Fonte Missioneira, São Miguel Arcanjo, além do Museu das Missões, Borraio Minhas Origens e Manancial Missioneiro. A comitiva será acompanhada por guias de turismo do Iphan e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Da Agência CNM de Notícias