Município mineiro de Conceição do Mato Dentro, conhecido pelo ecoturismo, se filia à CNM

CNMOs 853 Municípios de Minas Gerais correspondem a 15% dos Municípios brasileiros e, pela diversidade territorial, econômica e social, guardam inúmeros recursos e potenciais. Uma dessas cidades, Conceição do Mato Dentro, acaba de se juntar ao movimento municipalista para aprimorar as próprias capacidades como administração pública municipal e fortalecer a causa em âmbito nacional.

Com apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço (Amme) e do consultor Ângelo Roncalli, o representante da área Institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Marciley Coelho retomou a filiação do Município à entidade. O prefeito José Fernando Oliveira, que já foi diretor da CNM, recebeu a equipe na sede da Amme e exaltou a região e o trabalho conjunto a ser desenvolvido daqui em diante.

CNMZé Fernando também preside o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio Espinhaço (Cimme), criado em 2014, e poderá contar com orientações técnicas da área de Consórcios da Confederação. Os nove Municípios consorciados se uniram para efetivar a gestão de resíduos sólidos, saneamento básico, meio ambiente, recursos hídricos, planejamento urbano, iluminação pública, segurança alimentar, educação, habitação de interesse social, infraestrutura urbana, turismo, cultura e mobilidade urbana – áreas com as quais a CNM também trabalha e, portanto, poderá contribuir.

Conceição do Mato Dentro, conhecida como Capital Mineira do Ecoturismo pelas belezas naturais que abriga, integra os circuitos Estrada Real e Serra do Cipó. O Município está a 167 km de distância da capital mineira e a 740 m de altitude. “A cidade tem um potencial turístico enorme e estamos discutindo, aqui na Associação, a possibilidade de realizarmos um evento para valorizar os diferenciais da região”, conta Marciley Coelho.

Por Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias