Municípios Patrimônio Mundial no Brasil vão participar da Abav Expo 2018

Mosteiro de São Bento - Olinda, Pernambuco/BrasilNesta quarta-feira, 26 de setembro, começa uma das mais completas, tradicionais e importantes feiras de turismo brasileira. A Abav Expo Internacional de Turismo 2018 é promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). O evento será realizado entres 26 a 28 de setembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).

Em parceria inédita com o Ministério do Turismo (MTur), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) terá um balcão de atendimento e programação dentro do estande do MTur. A ideia surgiu durante uma ação na Cidade de Goiás (GO) sobre a gestão dos sítios Patrimônio Histórico Mundial no Brasil. Naquele encontro, o Turismo foi reconhecido como vetor de desenvolvimento para as cidades detentoras de sítios mundiais reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Ao conversarmos com os prefeitos na Cidade de Goiás, entendemos que era preciso vender as cidades patrimônio porque não adianta ter o patrimônio se ele não gera desenvolvimento. São 13 Municípios detentores dos 14 sítios reconhecidos pela Unesco”, relembra a técnica de Turismo da CNM, Marta Feitosa.

Diante desse entendimento, o Mtur solicitou a indicação de dois desses 13 Municípios para compor uma mesa no palco do ministério na Abav 2018. Dentre os filiados a CNM, somente dois se interessaram: São Cristóvão (SE) e Olinda (PE). Eles estavam presentes no encontro na Cidade de Goiás e, assim, foram indicados par ao painel.

Estande do MTur
A CNM, em conjunto com o MTur, vai atender todos os Municípios que estiverem presentes na Abav 2018. A entidade municipalista também priorizou a inscrição de gestores municipais na programação do estande. Os representantes das prefeituras filiadas à CNM que desejarem participar das ações como ouvintes devem procurar o balcão de atendimento da CNM. É preciso estar inscrito e credenciado na feira para participar.

Praça São Francisco - São Cristovao, Sergipe/BrasilCidades Históricas
Além das cidades consideradas Patrimônio Histórico Mundial no Brasil pela Unesco, o Brasil tem 301 cidades históricas reconhecidas e tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em um mercado cada vez mais competitivo, a CNM estimula a participação desses Municípios na ABAV Expo para estarem em contato direto com os diferentes players do setor, no ambiente propício à realização de negócios, à aquisição de conhecimento e ao relacionamento.

Abav Expo 2018
Presente nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal, a Abav conta com uma base de 2,4 mil associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que respondem pela movimentação de 80% das vendas do mercado. O evento espera um fluxo de aproximadamente 30 mil pessoas.

Programação da CNM
- 26/09/2018 – 17h45 às 18h15, no estande do MTur: pocket show e painel Turismo em Cidades Patrimônio, com a presença articulada pela CNM dos Municípios de São Cristóvão (SE) e Olinda (PE). Moderação: Neusvaldo Lima/MTur;
- 27/09/2018 - 16h30 às 17h, no estande do MTur: pocket show e painel Turismo e Patrimônio Cultural, com a presença de Marcelo Brito (Iphan) e Guilherme Paulus (CVC). Moderação: Mário Nascimento, presidente da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor da CNM;

Leia Mais
Confederação apresenta pauta de iniciativas para fortalecer Municípios detentores de Sítios do Patrimônio Mundial
CNM aponta benefícios dos roteiros turísticos culturais para a economia municipal
CNM e Mtur definem estratégia conjunta para Abav Expo 2018
CNM confirma presença com MTur na Abav 2018

Por: Luiz Philipe Leite
Foto: Prefeitura de Olinda; e Prefeitura de São Cristóvão
Da Agência CNM de Notícias