Prepare-se para a alta estação do Turismo nos Municípios

Mala Viagem CNM Sol, cachoeira, praia, aventura, ecologia, montanhas, trilhas, história, cultura, gastronomia, patrimônio mundial, civismo, tradição, esoterismo, naturalismo, enoturismo, dança, música, cursos de aperfeiçoamento... O turismo no Brasil tem de tudo e para todos os gostos. São 3.285 Municípios turísticos e, certamente, um deles vai te encantar.

No mundo inteiro, as pessoas têm deixado o consumo e as compras de lado para viver experiência novas ao redor do globo. E o Brasil é um dos paraísos que reúne praticamente de tudo para se viver e experimentar.

Diante desse cenário de possibilidades, especialmente para o desenvolvimento econômico dos Municípios, é importante que agentes municipais, gestores locais, empresariado e população em geral trabalhem conjuntamente para fomentar o turismo em suas localidades.

“As várias pastas de governo, o setor produtivo e a população precisam estar integrados. Todos devem se preparar com princípios de hospitalidade. Essa visão integrada pode ajudar o Município a ampliar as chances de ser procurado pelos turistas. Por isso, é importante que o Conselho Municipal de Turismo se reúna e debata as demandas da cidade”, defende a técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marta Feitosa.

O turista é como um cidadão temporário da cidade. Utiliza o transporte público, sistema de saúde, água, esgotamento sanitário, segurança, etc. E na alta temporada, como é o caso do verão brasileiro, alguns Municípios podem até dobrar o número de pessoas circulando pela cidade. Por isso, Marta Feitosa destaca que é importante o Município diagnosticar serviços que podem sofrer mais impacto com a chegada de turistas para poder reforçá-los. “As operadoras de turismo ficam atentas aos destinos, a reputação e comentários que circulam na internet sobre os Municípios. Por meio dessa ‘inteligência do turismo” esses operadores montam pacotes de viagem. Por isso, os gestores locais, empresários e a população precisa trabalhar em conjunto para receber os visitantes da melhor maneira possível”, defende.

Feitosa dá como exemplo restaurantes que não costumam abrir aos fins de semana, quando é mais comum a presença de turistas. “Porque você vai deixar de abrir o restaurante justo no fim de semana, quando vai ter mais clientes? O empresário tem que entender isso! Se olharmos para a segurança pública, o gestor local precisa identificar os locais que precisam de reforço policial devido ao maior número de pessoas circulando. E por aí vai. Por isso, todos os segmentos do Município precisam se envolver”, assevera.

Cabe ressaltar que o turismo fortalece e desenvolve não só a economia local, mas todo Município, uma vez que a presença de turista amplia a arrecadação municipal e esses recursos podem ser revestidos para melhorias na cidade e na vida da população. Nesse sentido, a CNM elaborou material com estratégias para bem atender o turista. Confira as dicas para a alta estação do turismo nos Municípios.

Por Luiz Philipe Leite
Foto: Arte Agência CNM
Da Agência CNM de Notícias