Roda de Conhecimento traz orientações sobre o Novo Mapa do Turismo

19092019 Roda TurismoSeu Município conseguiu certificação e inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro? Quais são os próximos passos? Para esclarecer esses questionamentos, a Roda de Conhecimento trouxe a temática para a transmissão desta quinta-feira, 19 de setembro. Na oportunidade, a analista técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marta Feitosa, e o consultor da área Mário Nascimento, esclareceram dúvidas sobre o tema.

“O trabalho apenas começou. O trabalho tem de avançar e é importante que o gestor municipal se prepare para construir uma estratégia inclusive de competitividade e planejamento que pode ajudar o Município a desenvolver realmente o turismo como vetor que vai ajudar a colocar o Município no Mapa do Turismo do Brasil”, cita Marta Feitosa.

O turismo envolve mais de 52 seguimentos de atividade econômica e estar no Mapa é o primeiro passo. “O turismo, como sabemos, é fundamental para o desenvolvimento local, o desenvolvimento municipal, a atração de investimentos públicos e privados. Se o gestor, o prefeito quer atrair dinheiro para calçamento, iluminação pública, praças, saneamento básico, pórtico de entrada no Município, qualificar os serviços prestados no Município, é importante ter o turismo como estratégia de desenvolvimento local municipal”, complementa Mário Nascimento.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o 1º país do mundo em atrativo natural e o 8º país do mundo em atrativo cultural. Para desenvolver esse trabalho de forma primordial, os explanadores reforçaram que o trabalho integrado na região, entre Municípios, é de extrema importância. “Você só é competitivo se tem produto competitivo para oferecer. Não adianta trabalhar sozinho. É mais fácil trabalhar regionalizado. Esse ato integra os Municípios e enaltece o que o Município tem de melhor, direcionando o fluxo turístico de forma mais equilibrado”, ressalta Marta.

Calendário de Eventos

A participação dos gestores municipais em feiras de forma regionalizada facilita. “O que é legal nesses eventos de comercialização é gerar negócio. Não adianta o Município ir sem se preparar. Leve o material referente ao seu Município, os folderes do seu Município, as áreas que têm disponíveis para ofertar uma rodada de negócios”, reforça Marta.

Abrindo o calendário de eventos está a 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo, entre os dias 25 e 27 de setembro, em São Paulo (SP). A CNM terá um balcão de atendimento no estande do Ministério do Turismo. Em seguida, Congresso do Turismólogo, em Fortaleza (CE), nos dias 3 a 5 de outubro, quando terá palestra e participação da CNM.

Entre os dias 11 e 13 de outubro, Maragogi (AL) vai ser sede do II Seminário de Governança para Turismo. Para este evento, as inscrições são limitadas e estão abertas no site da CNM. O tema deste ano é o Turismo e unidades de conservação, quando serão apresentados casos de sucesso com o objetivo de incentivar e orientar os gestores municipais.

Porto Alegre (RS) recebe o 6º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, que acontece de 23 a 25 de outubro. Por fim, outro grande evento apresentado foi o II Seminário de Governança Nacional para o Turismo, que acontecerá em Terezópolis de Goiás (GO), entre os dias 21 e 23 de novembro. A temática será gastronomia.

Roda de Conhecimento

A Roda de Conhecimento traz, toda semana, orientações para os gestores municipais que atuam em diversas frentes do Município. São temas diferenciados abordados por técnicos e analistas da entidade. O programa é transmitido toda quinta-feira, às 10 horas, ao vivo, pelas redes sociais da CNM. Os interessados podem enviar questionamentos e dúvidas que são respondidos em tempo real.

Confira como foi a Roda de Conhecimento:

Por: Lívia Villela
Transmissão: Edilson Carlos
Da Agência CNM de Notícias