Setor do turismo alinha agenda estratégica e pauta econômica

Divulgação CNMA área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de reunião com o ministro do Turismo e representantes do mercado de viagens do Brasil na quarta-feira, 24 de abril. A reunião teve o objetivo de estruturar a agenda estratégica e a pauta econômica do setor para ser apresentada ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Na agenda estratégica para 2019, as ações estão focadas em reduzir o custo de viagens para destinos brasileiros e também em melhorar o ambiente de negócios. “Uma das principais metas para alavancar o setor é baratear o do custo do turismo no Brasil, seja para que os brasileiros conheçam o país, seja para que os estrangeiros venham descobrir nossas belezas e riquezas, contribuindo para gerar imediatamente mais emprego e renda”, avaliou o ministro da pasta, Marcelo Álvaro Antônio.

São exemplos de ações que podem contribuir para isso: a manutenção da alíquota de 6% do imposto de renda sobre remessas ao exterior por parte das operadoras de turismo, a eliminação de impostos sobre o combustível de cruzeiros e a criação de áreas especiais de interesse turístico para atrair investimentos.

Durante o encontro foram discutidas ainda a redução permanente do imposto de importação para equipamentos de parques temáticos — estima-se que essa medida possa gerar investimentos de R$ 1,9 bilhões em dois anos — e a transformação da Embratur em agência de promoção turística internacional, o que possibilitaria parcerias com a iniciativa privada.

Segundo o ministério, as medidas visam à geração de dois milhões de empregos e a inserção de 40 milhões de brasileiros no mercado doméstico. Além disso, o objetivo é chegar a 12 milhões de turistas estrangeiros visitando o Brasil por ano. Hoje são pouco mais de 6,6 milhões.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério do Turismo