Turismo Summit debate a tecnologia nas políticas, estratégias e transformações no Brasil

turismo summitPrincipal aliada do turista na atualidade, a tecnologia tem papel fundamental e protagonismo no processo turístico. Ela impacta desde a pesquisa de destinos, à compra de passagens, escolha de hospedagens e mapeamento de restaurantes e passeios. Diante dessa constatação, o evento Turismo Summit também vai debater as mudanças da transformação digital promovidas no setor, além de políticas, estratégias e transformações ocorridas no Brasil. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participará da agenda, e recomenda o evento aos gestores municipais.

Marcado para os dias 4 e 5 de setembro, em Brasília, o evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Direcionado a gestores públicos, coordenadores dos projetos de destinos turísticos inteligentes, lideranças, empresários e universidades, o encontro propõe disseminar os novos conceitos mundiais do setor, atualmente, considerado um dos principais impulsionadores econômicos e viabilizador de transformações profundas, como a transição da era analógica para a digital.

A CNM foi convidada a participar do evento durante a 52º Reunião do Conselho Nacional de Turismo, promovida dia 6 de agosto, em São Paulo. Integrante do grupo de trabalho, a entidade municipalista acompanhou a apresentação do Sebrae durante a reunião. Os técnicos da área de Turismo da Confederação, Marta Feitosa e Mário Nascimento, representaram a entidade na reunião e novamente serão as vozes do municipalismo no evento Turismo Summit. Eles devem discutir as estratégias frente aos impactos das novas tecnologias na cadeia turística e nos Municípios.

Impulsionador nos negócios
Segundo informações do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o turismo foi responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo nos últimos dez anos e emprega 7 milhões de pessoas no Brasil. Ele está cada vez mais competitivo e presente na realidade, mesmo para os pequenos negócios. Especificamente sobre o reflexo da inovação tecnológica, as transformações dos últimos anos fizeram com que o setor evoluísse da dinâmica de destinos analógicos, tradicionais e off-line para a atmosfera digital, multicanal e on-line. O desafio agora é transformá-los em inteligentes e sensoriais.

É uma realidade, confirmada pela Confederação, que o turismo tem interações diretas ou indiretas com 52 outras atividades econômicas, constituindo uma malha ampla e complexa de encadeamento; e a partir da internet, a atividade passou a ter uma lógica diferente de atuação. Os intermediários tradicionais, como as agências de viagens, ganharam a concorrência de plataformas digitais e das Online Travel Agencies (OTA). Isso tem feito surgir uma variedade de novos modelos de negócios que estão movimentando o mercado.

“As novas relações de consumo referenciadas pela emergente economia digital vêm influenciando mudanças muito rápidas nas relações de consumo e geram novos desafios a todo o ecossistema do turismo. E como a maioria são pequenos negócios, é fundamental que os empresários desse setor estejam atentos às demandas do novo perfil do turista, cada vez mais digital, independente e em busca de uma experiência mais sensorial e integrada quando viaja”, pondera a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

O governo tem promovido debates sobre como o setor pode aproveitar esse novo momento para oferecer aos viajantes novas experiências. “Neste mundo cada vez mais conectado, o setor turístico tem que entender o que o turista deseja e propor soluções que o ajudem desde a hora de planejar a viagem até o momento de efetivamente desfrutar dos atrativos e comodidades que o destino tem a oferecer. Essa é uma preocupação tão presente que a própria Organização Mundial do Turismo resolveu dedicar o Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, ao debate das transformações digitais no setor”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Programação
O evento começará com os painéis A transformação digital nos destinos turísticos e a Utilização de Big Data para desenvolver destinos turísticos inteligentes, seguidos por debate com os participantes. Às 13h30, o tema será Governança – Gestão Turística Inovadora, com a apresentação de três casos de sucesso: Rio de Janeiro (RJ) – Programa Lidera/Urban Hancking; Bahia – Costa do Descobrimento; e Foz do Iguaçu (PR) – Reposicionamento da Marca. A partir das 15h, serão apresentados os painéis El uso del Big Data para el conocimiento del turista: o caso de Benidorm, de Alicante, na Espanha, e Marketing Turístico: como vender seus destinos nos canais digitais.

Ao final da programação do primeiro dia, será realizado uma sequência de apresentações em formato TED pelos principais marketplaces do turismo, sob o tema: Integração e comercialização da oferta de produtos e serviços em ambiente virtual. Dia 5, as atividades começarão com debates sobre a sustentabilidade na cadeia do turismo e a experiência turística. Para este dia está previsto o painel: A economia criativa como vetor de fomento ao turismo, Peru – um destino de experiência e Beacons – como potencializar a experiência do turista utilizando a sensorização. Também está previsto um pitch: Voucher Virtual – Rota das emoções.

Foto: Ascom MTur
Da Agência CNM de Notícias com informações do MTur