Última palestra do dia destaca potencial de crescimento do Turismo

27012021 novos gestores sul turismoA expressão boa prática significa a melhor forma de realizar determinada tarefa ou uma atividade que valha a pena ser adaptada e implementada. No Turismo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção para a nova forma de pensar, gerir e  promover ações e atrações turísticas. Tudo isso, mais a perspectiva de crescimento para este ano, ganhou destaque na tarde desta quarta-feira, 27 de janeiro, durante a última palestra do dia.

O Turismo não participa da agenda prioritária econômica de desenvolvimento sustentável. Essa realidade foi mencionada pelo consultor da CNM Mário Nascimento. "Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil está em 106º colocação [na prioridade turística], de um conjunto de 136 países. Na agenda dos governos, o Brasil se enquadra em 126º", avisou.

Para Nascimento, o país está muito atrasado e isso reflete no baixo número de turistas estrangeiros. Em contrapartida, quando o assunto é potência natural, o Brasil fica em 1º lugar no ranking; e no potencial cultural nacional, em 8º. Isso demonstra o tanto que ainda precisa crescer e o tanto que pode-se avançar nas mais diversas potencialidades brasileiras.

Atração
A recomendação é: "coloque o Turismo na agenda prioritária de seu governo. Seu Município, sua região vai ganhar muito com isso, especialmente em termos de recursos, de atração de investimentos públicos e privados e de criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios", alertou Nascimento.

Segundo o consultor, para isso, é preciso uma ação integrada e transversal, além de profissionais capacitados para envolver as áreas da administração e para liderar toda uma cadeia de atividades, que beneficia a população local e os visitantes. Frente a esse cenário, boas práticas desenvolvidas pelo setor privado, público, órgão internacional – voltados a desenvolver as potencialidades turísticas na região Sul e demais localidade brasileiras – ganham ainda mais relevância.

27012021 MarioMomento
O palestrante acredita no crescimento do turismo doméstico, impulsionado pelas restrições e dificuldades de viagens internacionais por conta da pandemia. "Mais de 100 milhões de brasileiros vão viajar pelo Brasil, vai diminuir o fluxo de viagens para fora e aumentar o fluxo interno, nesse primeiro momento. É a oportunidade que temos de mostrar os destinos turísticos, as regiões turísticas, colocando na prateleira dos grandes destinos".

Nos países desenvolvidos, conforme disse o consultor, o turismo está entre as atividades prioritárias. Além de inspirar-se em países desenvolvidos, Nascimento recomenda a criação de um plano municipal de turismo para nortear as ações, definir as prioridades e viabilizar a busca por financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), de bancos e órgãos internacionais, do Sebrae ou outros.

Confira! Gestores nordestinos conhecem iniciativas para a retomada segura das atividades turísticas
Participantes da última plenária do dia recebem dicas de boas práticas turísticas
Fortalecimento do Turismo para enfrentar a crise: painel trouxe dicas aos gestores do Sudeste

27012021 novos gestores martaTudo mudou
Ver o país avançar, desenvolver e pular para os primeiros colocados do ranking só será possível com o envolvimento da população, dos agentes políticos e do setor privado. Ainda nessa perspectiva, a técnica Marta Feitosa falou da retomada da atividade. "É preciso construir um novo pensamento turístico porque tudo mudou. Tudo que se pensava, há tantos anos, sobre uma determinada localidade, ou um destino, com a interrupção das atividades, mudou. Agora, é um novo momento, uma nova realidade", contou.

Com essas orientações, o primeiro dia de evento com municipalistas do Sul foi encerrado. Não antes da técnica da CNM falar sobre a campanha inovadora lançada no final de 2020, denominada Municípios Juntos pelo Turismo, que trouxe uma série de ferramentas e de orientações sobre este novo momento do turismo. Marta alerta os gestores a se preparem para receber turistas, uma vez que os pequenos Municípios entram para competir com os grandes destinos nacionais.

Acesse aqui o modelo do plano de comunicação. Conheça os materiais produzidos pela CNM para auxiliar os gestoresBaixe as fotos do evento.

Por Raquel Montalvão
Da Agência CNM de Notícias 

Leia também: Prevenção de desastres, regularização fundiária e financiamento habitacional pautam painel dos Novos Gestores - Região Sul
Atenção ao Siops, não envio dos dados resulta no trancamento das transferências constitucionais
Painelistas reforçam como Municípios podem trabalhar as receitas próprias
Novos Gestores: CNM apresenta oportunidades para fomentar Fundo do Idoso
Aroldi reforça a importância da pauta municipalista durante abertura dos Novos Gestores - região Sul